Fernando Botero inaugura exposição em Lisboa

O artista plástico colombiano Fernando Botero inaugurará na quarta-feira no Palácio da Ajuda, em Lisboa, uma exposição de pintura sobre os últimos momentos da vida de Cristo, disse à Lusa fonte da secretaria de Estado da Cultura.
Publicado a
Atualizado a

A exposição "Viacrucis - A paixão de Cristo" estará patente na galeria D. Luís I, até 27 de janeiro, e insere-se no programa da visita oficial do presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, a Portugal.

O pintor e escultor fará uma visita guiada na quarta-feira às 13:00.

Fernando Botero, 80 anos, é considerado um dos artistas plásticos mais relevantes da América Latina, cuja obra fica marcada, sobretudo na escultura e na pintura, pela predominância da figura humana de formas redondas e volumosas.

Lisboa será a primeira paragem europeia desta exposição dedicada à paixão e morte de Cristo, numa itinerância que incluirá países como Alemanha e Espanha.

A mostra resulta de uma iniciativa que reúne o Governo português - através da SEC e da Direção Geral do Património Cultural - do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, da Embaixada da Colômbia e do Museu de Antioquia.

A obra, que será revelada agora em Lisboa, composta por 27 telas e 34 obras sobre papel, esteve pela primeira vez exposta nos Estados Unidos, na Marlborough Gallery, e no México.

Esta será a segunda vez que Fernando Botero apresenta em Lisboa uma grande exposição da sua obra, a primeira em telas e sobre papel.

A anterior, de escultura, esteve patente na Praça do Comércio, em 1997.

No Jardim Amália Rodrigues, em Lisboa, está instalada uma das suas esculturas, intitulada "Maternidade" (1989).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt