Fernando Botero inaugura exposição em Lisboa
A exposição "Viacrucis - A paixão de Cristo" estará patente na galeria D. Luís I, até 27 de janeiro, e insere-se no programa da visita oficial do presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, a Portugal.
O pintor e escultor fará uma visita guiada na quarta-feira às 13:00.
Fernando Botero, 80 anos, é considerado um dos artistas plásticos mais relevantes da América Latina, cuja obra fica marcada, sobretudo na escultura e na pintura, pela predominância da figura humana de formas redondas e volumosas.
Lisboa será a primeira paragem europeia desta exposição dedicada à paixão e morte de Cristo, numa itinerância que incluirá países como Alemanha e Espanha.
A mostra resulta de uma iniciativa que reúne o Governo português - através da SEC e da Direção Geral do Património Cultural - do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, da Embaixada da Colômbia e do Museu de Antioquia.
A obra, que será revelada agora em Lisboa, composta por 27 telas e 34 obras sobre papel, esteve pela primeira vez exposta nos Estados Unidos, na Marlborough Gallery, e no México.
Esta será a segunda vez que Fernando Botero apresenta em Lisboa uma grande exposição da sua obra, a primeira em telas e sobre papel.
A anterior, de escultura, esteve patente na Praça do Comércio, em 1997.
No Jardim Amália Rodrigues, em Lisboa, está instalada uma das suas esculturas, intitulada "Maternidade" (1989).