Férias na praia

<p>Chegou a altura de fazer as malas e matar a vontade de sol, de descanso e de divertimentos que se foi acumulando ao longo de um ano de trabalho. A vida ao ar livre, a praia e sobretudo o facto de podermos fazer aquilo que nos apetece pode funcionar como um verdadeiro programa de beleza, desde que saibamos aproveitar todos os benefícios. Eis o nosso plano para três semanas de férias.</p> <p> </p>
Publicado a
Atualizado a

Primeira semana: devagar se vai ao longe!
O bronzeado natural não é instantâneo. Não espere vê-lo nos dois primeiros dias, pois as pequenas «fábricas de bronzeado» da pele – as células que produzem a pigmentação – precisam de 48 horas para mostrar trabalho, e tanto faz ficar dez minutos ou duas horas ao sol. Mas há truques que aceleram este processo sem afectar a saúde da pele. Pode, por exemplo, preparar a pele fazendo uma esfoliação no banho, uma ou duas vezes por semana. Este gesto, que não lhe toma mais de cinco minutos, pois elimina as células mortas que dão à pele uma textura áspera e rugosa, principalmente nas zonas que sofreram mais com a fricção das roupas no Inverno, tal como as costas, os joelhos e os cotovelos. Outra boa ajuda são os suplementos alimentares, que preparam a pele para a exposição ao sol, à base de carotenóides e outros nutrientes antioxidantes (betacaroteno, licopeno, vitamina E, ácidos gordos). Estes produtos ajudam a obter um bronzeado mais bonito e duradouro, e ainda reforçam as defesas das peles intolerantes ao sol, sendo muito úteis na prevenção de reacções cutâneas como a chamada «lucite estival». Mas tenha em conta que não substituem nem reforçam o efeito dos cremes de protecção solar. Para fazerem efeito, têm de ser tomados pelo menos durante um mês antes das primeiras exposições ao sol.
Feitos os preparativos, só falta reunir os protectores solares, um chapéu de abas largas e uns óculos escuros de boa qualidade, para poder apanhar sol à vontade – mas só de manhã, até às onze e meia, e à tarde, depois das quatro.

Segunda semana: brilhe mais do que o sol
Agora que já está descansada e bem bronzeada, prepare-se para ser a rainha das noites do Verão. Os cabelos, aclarados pelo sol e fortalecidos pela água do mar, têm aqui um papel muito importante, desde que tenha o cuidado de os proteger com os produtos adequados durante o dia, pois os raios UV, o cloro e o sal alteram os pigmentos das colorações e as madeixas. Esta precaução é muito importante para quem tem os cabelos pintados, descolorados ou simplesmente secos e frágeis por natureza. E, já agora, tire partido das texturas para criar vários tipos de penteados. Os óleos são os que isolam melhor e os mais indicados para domar caracóis e cabeleiras rebeldes. Os cremes e espumas resistem menos à água, mas são os que dão um efeito mais natural. O gel é bom para cabelos curtos e para dar um acabamento impecável a uma trança ou rabo-de-cavalo.
À noite, a maquilhagem quer-se discreta, para realçar o bronzeado. Mas esteja à vontade para fazer algumas extravagâncias; afinal, está em férias! Use e abuse dos cremes e óleos com partículas brilhantes, para iluminar pontos estratégicos no corpo e no rosto, bem como dos clássicos pós de terracota, que são o melhor que há para aperfeiçoar o tom do bronzeado. O dourado, que está na moda este ano, favorece muito a pele morena.

Terceira semana: regresso em beleza
Os tratamentos reparadores para reconfortar a pele e os cabelos no fim de cada dia são indispensáveis. Os cabelos devem ser lavados com champôs muito suaves, mas capazes de eliminar os resíduos dos produtos, sal e cloro. Se for possível, passe-os por água doce depois de cada mergulho no mar ou na piscina e aplique frequentemente máscaras nutritivas.
No corpo, o bronzeado fica mais bonito e dura mais tempo numa pele bem tratada. O truque é usar um produto específico para depois do sol em vez do creme hidratante habitual. Estas fórmulas também são hidratantes, mas reforçados com vitaminas, agentes reparadores e calmantes que compensam as agressões solares. Algumas têm uma ligeira acção autobronzeadora, outras funcionam como bálsamos de emergência para acalmar os golpes de sol.
Já agora, lembre-se de que a beleza vem, em grande parte, do prato! As vitaminas A, C e E, os ácidos gordos essenciais, o selénio e o betacaroteno são nutrientes que não podem faltar na sua alimentação diária. Encontra-os nas frutas da época (melancia, melão, groselhas, morangos) e em todos os frutos vermelhos, bem como na maioria dos legumes. O marisco é uma boa fonte de selénio e os frutos secos (que ficam muito bem nas saladas) fornecem os ácidos gordos essenciais que ajudam a manter a pele elástica e bem hidratada. Com todos estes cuidados, conseguirá trazer das suas férias um bronzeado luminoso e duradouro que nunca irá «cair aos bocados», porque a pele só cai se estiver muito desidratada ou se tiver ficado queimada pelo sol.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt