Federação bancária europeia diz que bancos devem explicar a PME porque recusam créditos

A Federação Europeia de Bancos anunciou hoje que adotou princípios orientadores sobre a informação que os bancos devem prestar a pequenas e médias empresas (PME) quando estas pedem financiamento, nomeadamente de que devem indicar os motivos quando recusam dar crédito.
Publicado a
Atualizado a

Segundo a informação divulgada pela Associação Portuguesa de Bancos, que pertence à federação europeia, estes princípios foram construídos em diálogo com a Comissão Europeia e organizações europeias de PME e definem que os bancos devem informar as PME do que devem apresentar numa candidatura a um crédito e em linguagem compreensível e dos dados adicionais que podem melhorar o pedido de empréstimo.

Além disso, a federação europeia de bancos defende que estes devem dar informação às PME sobre os motivos que levaram à recusa de concessão de crédito.

"A banca tem um papel chave no apoio ao crescimento das empresas, através do crédito que concede, a par de outras fontes de financiamento complementares, que podem igualmente ser relevantes. Vemos, por isso, como natural que o sector bancário possa dar um contributo de caráter mais pedagógico para um reforço dos conhecimentos financeiros das empresas", disse em comunicado Faria de Oliveira, presidente da APB.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt