Federação aprova novo formato na Liga argentina

Em 2015, a I Liga de futebol da Argentina passará a ter 30 clubes, com a promoção de dez equipas da II Liga. A prova deixará de estar dividida em duas fases: Abertura e Encerramento.
Publicado a
Atualizado a

O novo formato do campeonato argentino de futebol da primeira divisão, anual e com 30 clubes a partir de 2015 e progressivamente reduzido a 22 equipas, foi aprovado na terça-feira à noite pela direção da federação argentina (AFA).

A reforma, que abdica dos tradicionais torneios de abertura e encerramento, visa aproximar o campeonato argentino dos campeonatos europeus e dar-lhe uma dimensão mais nacional, uma vez que a forma atual se concentra essencialmente na região de Buenos Aires.

"A partir de 2016, vamos tentar coincidir com os calendários europeus", disse o presidente da AFA, Luis Segura.

O campeonato único deve permitir aos clubes construir projetos de longo prazo e evitar que sejam confrontados com mudanças a cada seis meses, ao ritmo dos torneios "Apertura" e "Clausura", o que vai ao encontro de muitos clubes argentinos.

Para se chegar aos 30 clubes, 10 equipas da segunda divisão serão promovidas. A partir de 2016, o quadro será reduzido em duas equipas por edição, havendo quatro descidas e duas promoções, até que se atinja um formato de 22 formações.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt