Fechar portas e janelas

Publicado a
Atualizado a

A chuva chegou. E, de acordo com as previsões, de forma intensa. Por isso, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil recomenda à população que tome algumas medidas de precaução.

Estradas

A chuva intensa pode favorecer a formação de lençóis de água nas vias, aumentando o perigo de acidentes rodoviários. A Protecção Civil aconselha, por isso, que não se utilizem veículos em zonas inundadas,para prevenir o seu arrastamento para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

habitação

Devido ao vento forte, recomenda-se ainda o fecho de portas e janelas. Na rua, a população deve estar atenta às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser atingidas por rajadas mais fortes, e às possíveis quedas de árvores.

equipamento

Tenha preparado um rádio, uma lanterna e pilhas de reserva, velas e fósforos ou isqueiro, agasalhos, fotocópias de um documento de identificação para cada membro da família e do cartão de saúde, dinheiro ou outro meio de pagamento.

trovoada

Se for a conduzir fique dentro do veículo. Se estiver na rua nunca se abrigue debaixo de árvores altas, afaste-se de redes ou tubos e de linhas ferroviárias ou de qualquer outro curso metálico. Não permaneça no topo de uma colina, em campo aberto, ou na praia.

limpeza

A Protecção Civil recomenda ainda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de objectos que possam ser arrastados, bem como a limpeza de bueiros, algerozes, caldeiras e respectivos sistemas de escoamento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt