FC Porto negoceia a contratação do jovem argentino Juan Iturbe
O FC Porto está a negociar a contratação do avançado Juan Manuel Iturbe, de 17 anos, uma das estrelas da selecção argentina de sub-20, no Campeonato Sul-Americano, que decorre no Peru.
Os pais do jogador, o empresário Gustavo Mascardi e representantes do Cerro Porteño, clube paraguaio que tem os direitos desportivos, são esperados no Porto nas próximas horas para negociar. Segundo fonte próxima do clube do Paraguai, o jogador poderá custar um valor próximo dos quatro milhões de euros, sendo que, desta verba, um milhão será para o Cerro, que detém os direitos de formação do atleta, devendo o restante ser dividido entre os pais, o agente FIFA que está a intermediar o negócio e o Quilmes, com quem o jogador assinou um contrato de profissional em Agosto de 2010.
Iturbe, que marcou o golo da vitória da sua selecção frente ao Uruguai no jogo de estreia no torneio que se disputa no Peru, é considerado uma das grandes esperanças do futebol argentino, mas está envolvido num imbróglio jurídico que envolveu a FIFA. Tudo porque o atleta abandonou o Cerro Porteño e se encontra agora a treinar no Quilmes, da Argentina, clube pelo qual não poderá jogar, uma vez que a FIFA deu razão ao clube paraguaio, que assim mantém os direitos sobre o atleta.
Para ultrapassar o impasse, o FC Porto surge como a solução encontrada pelo empresário Gustavo Mascardi, que irá negociar com os dirigentes portistas por forma a que Iturbe seja jogador do FC Porto, mas apenas na próxima temporada, depois de o atacante completar 18 anos (no dia 4 de Junho).
O FC Porto tem recebido sondagens de vários clubes europeus para saber das condições de uma transferência de Hulk no final da temporada. Um dos clubes que, sabe o DN, se têm mostrado mais interessados no melhor marcador da Liga portuguesa é o Manchester City, que poderá avançar com uma proposta no final da época.
Hulk tem uma cláusula de rescisão inacessível - cem milhões de euros -, mas o facto de o FC Porto apenas deter 45% dos direitos sobre o avançado poderá ser determinante numa futura transacção. Isto apesar de os dragões terem a última palavra no negócio.
Ao que o DN apurou, a continuidade de Hulk na próxima época é pouco provável, pois nesta altura já existirá um acordo entre os dragões e o grupo de empresários liderados por Juan Figger, que detém os restantes 55% do passe, para que o brasileiro seja transferido se chegar uma proposta considerada boa para todas as partes.