FC Porto de "milhões" contra Sporting de "tostões"

Dragões têm um orçamento quatro vezes superior ao do Sporting e deverão apresentar uma equipa titular quase 17 vezes mais cara do que a formação leonina. Uma diferença de 52,91 milhões de euros.
Publicado a
Atualizado a

Se mais dinheiro significasse mais qualidade, o clássico entre FC Porto e Sporting terminaria com goleada portista, tamanha que é a diferença na vertente financeira entre os dois clubes. Isso mesmo é possível constatar através das equipas titulares que Paulo Fonseca e Leonardo Jardim deverão apresentar no Dragão.

A provável equipa titular do FC Porto custou 56,3 milhões de euros, enquanto os onze leões que deverão entrar em campo no Dragão custaram apenas 3,39 milhões de euros. A diferença de valores, que se situa nos 52,91 milhões de euros, daria para pagar duas épocas de futebol em Alvalade, onde o orçamento ronda os 25 milhões de euros. No caso do FC Porto, os valores ascendem a 90 milhões de euros.

Na equipa portista, destacam-se os preços de Danilo (13 milhões), Mangala (6,5), Alex Sandro (9,6), Herrera (8) e Jackson Martínez (8,9), pois o custo de qualquer um deles daria para pagar o "onze" leonino. Otamendi (4) e Lucho González (3,6) foram contratados por valores inferiores, mas estas verbas excluem as posteriores aquisições de maiores percentagens de passes (mais 4 milhões no caso de Otamendi e 6,65 no de Lucho) e comissões de transferências, caso contrário os números da equipa portista superariam os 70 milhões. Helton, Fernando, Josué e Varela foram as únicas aquisições low cost.

No lado do Sporting, mais de meia equipa foi formada na Academia: Rui Patrício, Cédric Soares, William Carvalho, Adrien Silva, André Martins e Wilson Eduardo. As restantes aquisições para a provável equipa titular de Leonardo Jardim foram de baixo custo: Maurício custou 300 mil euros, Marcos Rojo 2,4 milhões de euros (comprado em parceria com um fundo) e André Carrillo 690 mil euros.

Iván Piris está em Alvalade por empréstimo (Jefferson, a alternativa, custou 700 mil euros), enquanto Fredy Montero custará 2,5 milhões de euros, que para já não entram nestas contas, pois o avançado leonino estará a atuar por empréstimo nos leões até 2014.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt