Falha permite acesso ao servidor BlackBerry
Foi descoberta uma falha nos telemóveis Blackberry que permite aos piratas informáticos terem acesso ao BlackBerry Enterprise Server - sistema utilizado para gerir as aplicações para os smartphones da Research In Motion (RIM) -, avançou a iG Tecnologia.
O erro - quer no BlackBerry MDS Connection Service, quer BlackBerry Messaging Agent - está relacionado com a forma como os processadores de imagem lidam com os ficheiros PNG e TIFF.
Em comunicado oficial a RIM explicou que o pirata informático pode, dependendo dos privilégios da sua conta, ter ainda acesso a outras partes da rede.
De acordo com o site Treat Post, nem é necessário que o utilizador abra o e-mail para que o ataque seja completo. No entanto, o contágio dos smartphones é difícil porque, explica a RIM, era preciso que o pirata criasse uma página na Internet e convencesse o utilizador a clicar no link.
Para minimizar a vulnerabilidade estão disponíveis no site http://us.blackberry.com/ataglance/security/knowledgebase.jsp - Blackberry Knowledge Base - as actualizações para os softwares Microsoft Exchange, IBM Lotus Domino e Novell GroupWise.