Faleceu o autor da letra do hino da União Soviética
Serguei Mikhalkov nasceu a 28 de Fevereiro (13 de Março) de 1913 em Moscovo. Vinte anos depois, começou a publicar em revistas e jornais da capital russa poemas dirigidos às crianças: Três cidadãos, Tio Stiopa, O Tomás Teimoso, entre outros.
Paralelamente, dedicava-se à tradução de literatura infantil estrangeira, como o romance "Os Três Porquinhos", uma adptação de um conto popular inglês.
Os versos tornaram-se cada vez mais politizados, o que lhe valeu, em 1940, o Prémio Estáline por Poemas Infantis.
Em 1938, o Teatro Jovem de Moscovo levou ao palco a peça de Mikhalkov, "Tom Kenty", uma adaptação da novela "O Príncipe e o Pobre" de Mark Twain. Este espectáculo manteve-se em palco durante mais de 40 anos.
Em 1943, juntamente com o poeta El-Reguistan, Mikhalkov escreve a letra do hino da União Soviética, que, após várias alterações feitas sempre pelo autor, continua a ser a letra do hino russo.
Por exemplo, os versos: "Estaline educou-nos na fidelidade ao povo, ao trabalho e inspirou-nos para feitos heróicos", foram substituídos, nos finais dos anos 50 do séx. XX, pelos versos: "Por entre tempestades brilhou para nós o sol da liberdade, e o grande Lénine iluminou-nos o caminho. Ele levantou o povo para a verdadeira causa, inspirou-nos no trabalho e para feitos heróicos".
No hino reabilitado por Vladimir Putin em 2003, os nomes dos dirigentes comunistas são substituídos pela Rússia: "Tu és única na Terra. Tu és única, terra pátria protegida por Deus!"
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi jornalista de guerra, tendo escrito numerosos artigos e o guião do filme "Amigas de Guerra", que lhe trouxe o segundo Prémio Estaline.
Depois da guerra, escreve numerosas peças de teatro para crianças "Lenço Vermelho", "Tarefa Especial", bem como guiões de filmes: Grande Viagem Espacial, Novas Aventuras do Gato de Botas Altas.
Serguei Mikhailkov desempenhou funções em vários departamentos da União de Escritores da URSS.
O poder foi muito generoso para com Mikhalkov, e agraciou-o com três Prémios Estaline, um de Lénine e um de Estado e também com o título de Herói do Trabalho Socialista, quatro Ordens de Lénine, uma Ordem da Guerra Pátria, entre outras distinções.
O novo regime russo também não se esqueceu dele, tendo-o condecorado com a Ordem de Amizade dos Povos, Ordem de Honra, Ordem de São Sérgio, Ordem pelos Serviços à Pátria de 2º grau.
Serguei Mikhalkov era pai de Nikita Mikhalkov e Andre Mikhalkov-Kontchalovski, conhecidos realizadores de cinema.
JM