Fabricante têxtil japonês Toray revela novo caso de falsificação de dados

O fabricante têxtil japonês Toray Industries revelou hoje que a sua filial de tecidos de borracha usados na indústria automóvel falsificou durante oito anos as especificações técnicas de três tipos de produtos.
Publicado a
Atualizado a

Os responsáveis do departamento de controlo de qualidade da Toray Hybrid Cord (THC) manipularam os dados de tecidos para pneus, mangueiras automotivas e tecido de papel de modo a que correspondessem com os solicitados pelos seus clientes entre abril de 2008 e julho de 2016, explicou o presidente da subsidiária, Nobuhiro Suzuki.

A Toray junta-se a uma crescente lista de empresas japonesas que admitiram a falsificação de dados técnicos, em que se encontra a metalúrgica Kobe Steel e três filiais do também fabricante de materiais Mitsubishi Materials.

A Suzuki revelou, numa conferência de imprensa em que também participou o presidente Akihiro Nikkaku, que mais de 400 toneladas destes materiais foram enviadas para 13 empresas, que não deram conta de nenhum problema de segurança relacionado com a falsificação.

"Não houve nenhum caso de falsificação desde julho de 2016, já que tomámos medidas", disse por seu lado Nikkaku, que assegurou que a Toray "leva este caso muito a sério".

A empresa diz ter aberto uma investigação interna após detetar outros casos suspeitos noutros ramos do conglomerado e espera ter os resultados da investigação antes do final do ano.

A revelação da Toray fez as ações da empresa caírem 8,5% durante a primeira metade da sessão de hoje.

A Toray junta-se a uma crescente lista de empresas japonesas que admitiram falsificar dados técnicos de produtos, em que se encontra a metalúrgica Kobe Steel e três filiais da Mitsubishi Materials.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt