Fábrica de biodiesel na raia espanhola potencia Monção

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Num investimento de 300 milhões de euros, a plataforma logística de Salvaterra-As Neves (Galiza), a escassos dois quilómetros de Monção, vai receber a maior fábrica de Espanha dedicada à produção de biodiesel para utilização em automóveis, disse ao DN fonte ligada ao processo.

Na produção deste combustível, a fábrica utilizará soja e girassol, resultando a sua instalação na Galiza de um investimento a cargo do grupo Infinita Renovables (uma parceria entre a construtora Isolux Corsán e o grupo Santander). A fábrica produzirá, anualmente, 600 mil toneladas de combustível e contará com uma ligação por oleoduto ao porto comercial de Vigo. Recorde--se que a plataforma logística de Salvaterra-As Neves, uma das maiores obras públicas da Galiza, deverá entrar em funcionamento no próximo ano, implementada em frente da localidade portuguesa de Monção, prevendo a instalação de 300 empresas e a criação de seis mil postos de trabalho.

"É um oportunidade e uma provocação ao desenvolvimento de toda esta região transfronteiriça do lado português", reconheceu ao DN o autarca de Monção, "vizinho" deste novo equipamento. Garante que já há interesse de "várias empresas espanholas" na aquisição de terrenos no parque de Monção, sobretudo para a instalação de unidades "complementares" e "serviços de apoio" ao futuro empreendimento do outro lado da fronteira. Isto "para além da mão-de-obra, do lado português, que poderá ser disponibilizada para este grande parque industrial", acrescentou José Emílio Moreira.

Com custos globais que ascendem a 180 milhões de euros, esta plataforma é tida como um dos principais pontos de conexão da Península Ibérica com as redes internacionais de transporte intermodal. Envolve uma área de 4,3 milhões de metros quadrados e surgiu com o intuito de dar resposta à necessidade de superfície na zona portuária de Vigo, fundamentalmente para absorver o tráfico de contentores que, nos últimos anos, tem sofrido um crescimento permanente.

Segundo as autoridades galegas responsáveis pelo investimento, será construída uma ligação rodoviária directa à rede de auto-estradas de Espanha e um ramal ferroviário entre a plataforma logística e o porto de Vigo, mais tarde com ligação à rede de TGV. A futura plataforma contará com um centro intermodal, com superfícies específicas para automóveis, granito e contentores, área industrial, área de serviços e outros equipamentos.

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