Exposição de cadáveres a fazer sexo provoca escândalo

O anatomista alemão Gunther von Hagens está a provocar escândalo devido à exposição de um casal de cadáveres plastinados (embalsamados) a fazer sexo, na sua nova mostra "Koerperwelten" (Mundos dos Corpos), que abre quinta-feira em Berlim.
Publicado a
Atualizado a

Ainda antes da inauguração, vários políticos e dignatários eclesiásticos exigiram que von Hagens, cuja alcunha é "Doutor Morte", retire os referidos cadáveres da mostra, considerando "indecente e imoral" colocar corpos sem vida em tal pose.

O anatomista, porém, que inventou um novo processo de conservar cadáveres, a que chama plastinação, respondeu que considera "importante não ser censurado".

A administradora da exposição, Angelina Wahlley, mulher de von Hagens, defendeu também a escultura humana, que se intitula Acto Suspenso.

"Temos consciência de que se trata de uma composição que pode gerar preconceitos, mas as pessoas não são obrigadas a vê-la, porque estará numa sala separada", disse a mulher de von Hagens, que também é médica-legista.

Wahlley lembrou também que os menores de 16 anos só poderão entrar na nova edição dos Corpos do Mundo com autorização presencial ou por escrito dos pais.

As críticas à apresentação do casal de cadáveres em pose sexual vieram de vários quadrantes políticos, dos democratas-cristãos (CDU) aos Verdes.

"Na minha opinião, a apresentação em causa não se engloba na liberdade de expressão artística consagrada na Constituição", disse o deputado conservador Kai Wegner ao tablóide Bild.

As duas principais igrejas alemãs, a Católica e a Protestante, que têm travado uma polémica constante com von Hagens, já reiteraram também que consideram "imoral" a escultura em poses sexuais.

Responsáveis dos dois cultos pediram reiteradamente a proibição de mostras públicas de cadáveres, que consideram atentatória da dignidade humana, ainda para mais se for para fins lucrativos.

A nova exposição, cujo título completo é "Os Mundos dos Corpos e o Ciclo da Vida", decorrerá no Museu Postbahnhof, antigo terminal dos correios, onde estarão mais de 200 plastinados.

O objectivo da mostra, segundo o próprio von Hagens, que usa habitualmente um chapéu preto de abas igual ao do famoso escultor alemão Joseph Beuys (1921-1986), é "mostrar o desenvolvimento do corpo humano, desde o nascimento até à idade mais avançada".

Além de 16 cadáveres completos, serão apresentados também vários órgãos saudáveis e doentes, anunciou o controverso anatomista.

A exposição Mundos dos Corpos foi apresentada pela primeira vez em 1996, no Japão, sob grande celeuma, mas entretanto já foi vista em todo o mundo por 27 milhões de pessoas, seis milhões das quais na Alemanha.

A mostra esteve pela primeira vez em Berlim, em 2001, e a edição extraordinária que abre as portas ao público na quinta-feira durará até 30 de Agosto.

FA.

Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt