Exposição de artistas inspirados pelo poeta Al Berto
'A Secreta Vida das Palavras', que vai estar patente até 25 de Setembro no Centro de Artes e no Centro Cultural Emmérico Nunes, está integrada na 12.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM 2010).
O 'ponto de partida' da experiência, segundo explica o comissário da exposição, João Pinharanda em comunicado, foi dado 'pelo estimulante exemplo da relação que o poeta Al Berto estabeleceu ao longo da sua vida com as imagens'.
'A sua vida foi sempre preenchida por imagens e por palavras e a sua obra teceu-se entre a riqueza das imagens literárias e a sedução que sobre ele exerceram as imagens artísticas e os seus autores', diz o comissário sobre o poeta Al Berto, que viveu em Sines a sua infância.
O livro do poeta 'A Secreta Vida das Imagens' desencadeou este projecto, já que o autor 'referia explicitamente e a partir de obras concretas um conjunto de artistas que amava e que completavam o seu modo de viver e ver o mundo'.
Os artistas, inspirados na interacção das palavras de Al Berto com as imagens que evoca nos poemas e nos sítios onde se movimentou, expressaram-se em diferentes formas artísticas, como a pintura, a escultura, a fotografia, o som, o vídeo e a instalação.
'Duas autoras historicamente consagradas', Ana Vieira e Ana Jotta, estão integradas na exposição, a par de um conjunto de jovens artistas, como Edgar Massul, Fernando Mesquita, João Ferro Martins, Nuno Cera, Pedro Diniz Reis, Rodrigo Oliveira, Rodrigo Tavarela Peixoto, Sara Santos e Vasco Costa.
Do processo de criação fizeram parte visitas e um período de trabalho e residência dos artistas em Sines, no sentido de possibilitar um conhecimento mais profundo do ambiente natural e cultural onde o poeta viveu a maior parte da sua vida e onde interveio ativamente como cidadão.
Alberto Raposo Pidwell Tavares, conhecido como poeta Al Berto, nasceu em Coimbra em 1948, mas cresceu em Sines, para onde voltou, após estudar pintura e escultura em Lisboa e na Bélgica.
Faleceu em 1997, depois de publicar diversos trabalhos poéticos, alguns sobre a localidade do Litoral Alentejano, como, em 1980, 'Mar-de-leva / Sete textos dedicados à vila de Sines'.
'A Secreta Vida das Palavras', que vai ser inaugurada sexta feira, dia 16, pelas 22:00, é uma iniciativa no âmbito da 13.ª edição do projecto 'Verão Arte Contemporânea' do Centro Cultural Emmerico Nunes e está integrada no FMM 2010, que decorre entre 28 e 31 de julho.