Experiência visual ao som dos Animal Collective

'ODDSAC', filme de Danny Perez e da banda norte-americana, passa hoje na FBAUL <br />
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O filme que durante os últimos quatro anos foi desenvolvido pelo grupo Animal Collective e pelo videasta Danny Perez começou por ser "um simples documentário de digressão". Mas, quando ambas as partes se viram na possibilidade de fazer algo (bem) diferente, surgiu então este ODDSAC, filme experimental centrado no imaginário dos Animal Collective, e que será hoje exibido no Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. O realizador estará presente, bem como Panda Bear, membro dos Animal Collective que vive em Lisboa desde 2004.

"O filme não conta nenhuma história nem se rege pelas regras convencionais do cinema. É um filme muito visceral, é como uma experiência física. A única coisa que se pode esperar é o inesperado", assim nos explicou Danny Perez esta sua primeira longa-metragem, depois de já ter realizado alguns telediscos para os Animal Collective.

Tudo o que se vê em ODDSAC partiu de uma estreita colaboração entre Perez e o grupo americano: "Todas as personagens são baseadas em conversas que tivemos antes de filmar, a preparação dos cenários, das roupas, a escolha dos sítios onde filmámos, foi sempre tudo feito em comunhão", disse. Já a música é composta somente por inéditos, que foram sendo criados à medida que as imagens se iam desenvolvendo.

O realizador confessou ainda que um dos seus objectivos em ODDSAC era o de "subverter a ideia que a maioria das pessoas tem em relação aos Animal Collective de serem uns miúdos pastorais, por isso não quis nada que se aproximasse de crianças a correr pelo bosque ou algo parecido".

A ideia de filme experimental pode ser muito vasta, daí que a imprensa internacional que já viu ODDSAC tenha referido que este projecto demonstra influências de David Lynch e Dario Argento. Ao DN o realizador referiu dois dos filmes que mais o inspiraram durante o processo criativo deste título: "Nós queríamos fazer algo novo, mas sei que me inspirei no 200 Motels (1971), de Frank Zappa, e no Head (1968), sobre os The Monkees. Gosto especialmente deste último porque tem um lado muito surrealista, estranho, sem se levar demasiado a sério".

Neste projecto os Animal Collective não são apenas autores da música. Chegam mesmo a vestir a pele de algumas personagens que vão aparecendo no decorrer do filme: "O Noah (Panda Bear), apesar de ser entre todos eles o mais tímido e reservado, foi aquele que se dispunha a fazer tudo o que eu lhe pedisse sem questionar", disse.

Danny Perez salientou que durante a realização de ODDSAC "tudo estava sempre em aberto". Esta liberdade de ideias que resultou num filme "bastante abstracto", opõe-se ao percurso pessoal que teve até chegar esta obra. "Cresci no norte de Washington D.C., numa típica aborrecida vida suburbana americana. Os meus pais são cubanos e muito católicos. A minha família era muito rígida no que diz respeito à religião", contou. Todavia "essa rigidez aliada à minha rebeldia acabou por criar em mim um imaginário muito interessante" que se reflecte neste ODDSAC.

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