Europeias podem levar a mudança na liderança do PS

O ex-ministro do PSD Nuno Morais Sarmento considerou hoje que uma derrota ou vitória tangencial do PS nas europeias de maio coloca em causa a liderança de António José Seguro e voltará a centrar a "pressão política" no Governo.
Publicado a
Atualizado a

"O risco das eleições europeias é um risco do PS. Pode levar à substituição da liderança no PS e se isso acontecer o quadro altera-se", defendeu Morais Sarmento numa intervenção em Lisboa num debate organizado pela Câmara de Comércio Luso-Britânica.

Se a liderança socialista for posta em causa, acredita o ex-governante social-democrata, António Costa pode voltar a emergir como putativo líder do PS, até porque "tem-se posicionado em termos de discurso político num ponto que lhe permite encarar os desafios" que o país tem "pela frente".

O ex-ministro e atual comentador televisivo falava sobre a necessidade de um "acordo político alargado", que o mesmo defendeu no passado fim de semana no congresso do PSD, e que António Costa também já reconheceu como importante.

Pedro Passos Coelho, acredita Morais Sarmento, saiu do encontro social-democrata tido no Coliseu de Lisboa "descontraído", e a pressão política está atualmente no PS.

Após o mês de maio, com a saída da "troika' e as europeias, o foco pode contudo voltar a centrar-se no Governo, até pela "gestão de expetativas" sobre o pós-"troika'.

"Nas eleições de 2011 nenhum partido disse o que fazer depois da 'troika'", lembrou, advertindo ainda que uma eventual "saída limpa" do programa de resgate não se ficará a dever exclusivamente a uma vontade portuguesa.

"A questão coloca-se em saber se a Europa está disposta ou não a um programa cautelar. E parece que não. Não me parece que haja um cautelar em perspetiva, infelizmente", declarou Nuno Morais Sarmento.

O debate teve, para além da organização da Câmara de Comércio Luso-Britânica, a colaboração das câmaras de Comércio e Indústria Luso-Francesa e Portugal-Holanda.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt