Euro feminino: Uma futura empresária de jogadoras que se multiplica no dia-a-dia
Aos 27 anos, a internacional portuguesa, licenciada em Educação Física, que cresceu entre o futsal e o futebol, é uma das escolhidas do selecionador Francisco Neto para o Europeu de futebol feminino, começa já a projetar outra carreira.
"Tenho que começar a pensar no meu após futebol e neste momento não agencio nenhum jogador, não posso, sou atleta, mas a minha sócia é que o faz, ela é que é agente, mas o objetivo será mesmo esse, como estou na área do futebol e como o futebol feminino tem crescido o objetivo passa cada vez mais por reconhecer as equipas, as atletas, participar no desenvolvimento da modalidade e posteriormente também agenciar atletas, está tudo ligado, faz todo o sentido e por isso que é tenho investido", contou.
Atualmente ainda são algumas as resistências das atletas na consultadoria e gestão das suas carreiras, contudo Melissa Antunes tem a convicção de que será mesmo esse o futuro, em que os femininos acompanhem a 'normalização' dos masculinos.
"Poder contribuir para aquilo que não tive, que fui tentando ter e que aos poucos estamos a conquistar e agora as coisas começam a aparecer, os atletas já começam a ter agentes desportivos e espero que daqui a uns anos seja a coisa mais natural do Mundo", referiu.
É um crescimento gradual, que ainda faz Melissa multiplicar-se pelo desporto e outras atividades profissionais que desenvolve ao longo da semana, num dia a dia sem tempo para muito mais.
"Pela primeira vez estou a receber para jogar [no Sporting de Braga], claro que não é suficiente para me sustentar, também trabalho, depois do treino, das 14:00 às 19:00 desloco-me para o meu escritório e trabalho, tem que ser, caso contrário teria dificuldades", referiu.
Duas profissões a que junta as aulas que leciona à sexta-feira na Universidade de Fafe e o lançamento do agenciamento de jogadores, num negócio ainda em fase inicial, mas em que perspetiva poder ajudar futuras jogadoras.
Melissa integra as 23 escolhidas de Portugal para a sua estreia num Europeu de futebol feminino, no qual integra o grupo D com Espanha (jogo a 19 de julho), Escócia (23 julho) e Inglaterra (27 julho).