EUA autorizam dose de reforço para conter redução de eficácia da vacina

A dose de reforço será dada a todos os indivíduos que estejam totalmente vacinados há pelo menos oito meses.
Publicado a
Atualizado a

Os Estados Unidos autorizaram doses de reforço de vacinas contra a covid-19 para toda a população a partir de 20 de setembro, numa medida justificada pela diminuição da eficácia da vacinação.

A dose de reforço será dada a todos os indivíduos que estejam totalmente vacinados há pelo menos oito meses.

Esta mudança de rumo acontece num momento em que cientistas e especialistas em saúde lutam para derrotar a variante Delta e na sequência de um amplo debate sobre a aplicação de uma terceira doses das vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna.

"Os dados disponíveis deixam muito claro que a proteção contra a infeção começa a diminuir com o tempo após as doses iniciais da vacina", disseram as autoridades de saúde do país, incluindo a diretora do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, Rochelle Walensky, e o cirurgião-geral dos EUA Vivek Murthy, em comunicado.

"Se juntarmos a isso a prevalência da variante Delta, estamos a começar a encontrar evidências de que a proteção contra doenças leves é reduzida", acrescentaram.

Os responsáveis advertiram que, embora as vacinas continuem "notavelmente eficazes" na redução do risco de doenças graves, hospitalização e morte por covid-19, a proteção dada pelos imunizantes pode diminuir nos próximos meses sem uma dose de reforço.

"Concluímos que uma injeção de reforço será necessária para maximizar a proteção induzida pela vacina e prolongar a sua durabilidade", disseram as autoridades, que preveem também doses de reforço para as pessoas que foram vacinadas com o imunizante da Johnson & Johnson, lançado em março.

Mais de 620 mil pessoas morreram nos Estados Unidos devido à Covid-19, com o número de casos a aumentar drasticamente nos últimos meses devido à disseminação da variante Delta.

Na semana passada, os Estados Unidos autorizaram uma dose extra da vacina para pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt