Estudo do Prado conclui: 'O Colosso' não é de Goya

Publicado a
Atualizado a

Pintura. Investigações em curso desde Junho do ano passado

As suspeitas já remontam a Junho do ano passado quando se iniciou a investigação sobre se a obra O Colosso era da autoria do pintor espanhol Francisco José de Goya y Lucientes. No entanto, só este mês é que o Museu do Prado, em Madrid, onde a obra está patente, concluiu o relatório, confirmando que O Colosso não foi pintado por Goya. O relatório da investigação foi publicado no site oficial do museu - www.museodelprado.es.

Uma das descobertas destes meses foi a presença das iniciais A. J. no canto inferior esquerdo da obra. Este facto criou de imediato a suspeita de que o verdadeiro autor de O Colosso seria Asensio Juliá, principal discípulo de Goya.

Todavia , o Prado insiste em não assegurar a identidade do autor desta obra pintada entre 1808 e 1812: "Com os conhecimentos actuais, a obra só deverá ser identificada como de um seguidor de Goya", refere o estudo, segundo o jornal El País.

Este trabalho de pesquisa foi chefiado por Manuela Mena Marqués, especialista em Goya e conservadora-chefe de pintura do século XVIII do Prado. Segundo o El Mundo, uma das conclusões a que se chegou para afirmar que este quadro não é de Francisco José de Goya y Lucientes foi "a pobreza da sua técnica, da sua luz e do seu colorido, assim como uma grande diferença entre O Colosso e outras obras atribuídas a Goya".

Já em Junho do ano passado, quando os especialistas do Museu do Prado iniciaram esta investigação, Manuela Mena Marqués referiu que o quadro era "muito classicista" para ser do pintor espanhol. As primeiras conclusões surgiram nesse mesmo mês quando se fizeram testes com raios X ao quadro.

Esta obra chegou ao Museu do Prado em 1931 e foi rapidamente considerada como da autoria de Goya. Na altura foi referida como "a expressão máxima de Goya moderno", noticia o El Mundo, mesmo que a obra se afastasse em termos de tema e estilo da sua restante obra.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt