Estreias da semana: os psicadélicos anos 60 e o humor da selvajaria humana

A par da adaptação cinematográfica do livro <em>Vício</em><em> </em><em>Intrínseco,</em> de Thomas Pynchon, nomeada para Melhor Argumento Adaptado, estreia esta semana, em Portugal, a comédia argentina também nomeada para um Óscar.
Publicado a
Atualizado a

1. Vício Intrínseco

Numa homenagem ao incomparável e genial imaginário de Pynchon, nomeadamente ao seu romance Vício Intrínseco (2009), Paul Thomas Anderson (realização) dá vida ao personagem Larry "Doc" Sportello (interpretado por Joaquin Phoenix), um detetive privado toxicodependente de Los Angeles, que investiga o desaparecimento da sua ex-namorada, supostamente envolvida num esquema para raptar e internar à força o namorado milionário num manicómio. O filme, que retrata a época psicadélica do início dos anos 70, está nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa graças ao trabalho do figurinista norte-americano Mark Bridges. (Distribuição: NOS Audiovisuais)

[youtube:uSnVTEMJoyY]

2. Relatos Selvagens

O filme argentino de Damián Szifrón, inspirado na série de televisão Amazing Stories (1985-1987), criada e produzida por Steven Spielberg, está nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Os personagens deste filme caminham constantemente numa linha ténue que separa a civilização da barbárie. Episódios casuais como uma traição amorosa ou um pequeno detalhe violento num momento quotidiano são capazes de provocar nestes personagens atitudes completamente descontroladas. (Distribuição: PRIS Audiovisuais)

[youtube:VQM4BxppAqw]

3. Mil Vezes Boa Noite

Rebecca (a atriz Juliette Binoche) é uma das melhores fotógrafas de guerra que tem de enfrentar um caos emocional quando, após regressar ferida de um trabalho sobre bombistas-suicidas no Afeganistão, o seu marido (Nikolaj Coster-Waldau) e as suas filhas não suportam mais a dor e ansiedade causada pela sua ausência e rotina arriscada. O drama norueguês de Erik Poppe já venceu vários prémios em festivais internacionais de cinema e estreia esta semana nas salas de cinema portuguesas. (Distribuição: NOS Audiovisuais)

[youtube:uxMqNcZiomE]

4. Kingsman: Serviços Secretos

Do realizador de Kick-Ass (2010) e X-Men: O Início (2011), Matthew Vaughn, o filme conta a história de Harry Hart (Colin Firth), membro da organização independente internacional de inteligência Kingsman, que recruta um jovem rebelde, mas promissor, com um QI surpreendentemente elevado. O enredo envolve todo o processo de transformação do jovem Gary Unwin num membro da organização de espiões, através de um programa de treino exigente e altamente competitivo da agência secreta. (Distribuição: Big Picture)

[youtube:gncllvvi24c]

5. Os Cartoonistas - Soldados de Infantaria da Democracia

Nomeado para o César de Melhor Filme Documentário, Caricaturistes, Fantassins de la Démocratie é o retratode doze cartoonistas internacionais que demonstram, através do seu trabalho, como defendem os valores da democracia, nomeadamente a liberdade de expressão. O filme de Stéphanie Valloatto foi exibido em estreia mundial no festival de cinema em Cannes e chega esta semana a duas salas de cinema portuguesas, uma delas em Lisboa (Cinema Ideal) e outra no centro comercial Dolce Vita, em Coimbra. (Distribuição: MIDAS Filmes)

[youtube:t26m8rgrtYg]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt