Este miúdo está a emocionar os britânicos
A série Letra A (A Word) estreou-se ontem na estação pública britânica e não se fizeram esperar as críticas positivas à prestação de Max Vento, que desempenha o papel de Joe, uma criança com quatro anos que sofre de autismo.
Na série, Joe passa o seu quinto aniversário sem interagir com os convidados, no seu mundo próprio, evidenciando a incapacidade de se relacionar com as outras crianças. Obcecado por música e sem apetência para estabelecer relações sociais, Joe também nunca vai às festas dos colegas.
[youtube:MXJvWVl2KKM]
A performance de Max levou os telespetadores a aclamarem o jovem ator no Twitter, elogiando a sua incrível prestação. Também a BBC mereceu aplauso, pela escolha de uma temática que afeta mais de 700 mil crianças só no Reino Unido.
O criador da série, Peter Bowker, ainda considerou atribuir o papel de Joe a uma criança autista mas as exigências de representação, nomeadamente na exposição de emoções, levaram-no a abandonar a ideia. Bowker, que trabalhou 14 anos com crianças com necessidades especiais, convidou Tom Purser, da Sociedade Nacional de Autismo e que tem um filho com autismo, para ser consultor da série.