Este material consegue desfazer uma bala
É tão resistente que faz com que uma bala fique desfeita no impacto. Um composto de espuma de metal pode vir a ser o colete antibala do futuro e muito mais, pois é ainda resistente ao fogo e à radiação.
Investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, criaram este composto e num teste revelou não só aguentar uma bala, como foi uma criada para "furar" coletes antibala que se desfez no impacto. "O nosso material é o mais forte até ao momento. Não há nada igual no mercado", garantiu Afsaneh Rabiei, líder da equipa de investigação, citado pelo site Quartz.
[Youtube:lWmFu-_54fI]
O material absorve a energia de uma forma mais eficiente que uma folha de metal devido às bolhas de ar criadas pelas esferas ocas de metal. Quando um objeto vai contra este composto, as bolhas de ar rebentam, o que permite absorver a energia em vez de transferir a energia para o outro objeto.
Quanto uma bala atinge algo, normalmente penetra. Mas como não consegue penetrar no nosso material. A força que o nosso material aplica na bala parte-a. Na nossa experiência a bala ficou completamente desfeita", explicou Rabiei
O potencial deste composto vai muito além de ser importante para a proteção de militares ou polícias. Rabiei dá o exemplo de como pode ser utilizado em para-choques para carros ou mesmo como uma proteção numa nave espacial.
O material tem ainda outra vantagem: não é tóxico, permitindo que seja mais facilmente criado e reciclado.