Este é o rosto (e o verdadeiro nome) de Siri

Susan Bennett é atriz, especialista em locuções e narrações, e vive nos arredores de Atlanta. Foi encontrada pela CNN, mas a Apple não confirma que é dela a voz da assistente pessoal do seu telemóvel.
Publicado a

Quem tem um Iphone ou um Ipad sabe que pode fazer uma série de perguntas ou organizar a sua agenda com a ajuda de Siri. A assistente pessoal tem resposta para quase tudo.

No caso dos EUA, é uma mulher que dá voz a Siri, alegadamente por os norte-americanos serem mais recetivos a uma voz feminina. Mas no Reino Unido, por exemplo, é um homem. Segundo o site Slate, a Apple pensou que os britânicos teriam mais confiança numa voz masculina. Não existe ainda a versão portuguesa.

Susan Bennett, que no passado já deu a sua voz a máquinas multibanco e sistemas de navegação por satélite, contou à CNN que só soube que era dela a voz da Siri norte-americana quando foi alertada para um amigo.

"A primeira vez que ouvi a minha voz como Siri foi quando um amigo me enviou um email e disse: 'És tu?", contou Bennett. "Fui ao site da Apple e foi aí que ouvi a voz", explicou.

As gravações para a voz de Siri foram feitas em julho de 2005, ao longo de um mês, durante quatro horas por dia. "Não fazia ideia onde iria acabar", disse Bennett.

Apesar de a Apple não confirmar se a voz é mesmo de Bennett, a CNN falou com um perito que garantiu a 100% que Siri é Susan Bennett.

Diário de Notícias
www.dn.pt