Estados Unidos reorganizam bases militares na Alemanha

Publicado a
Atualizado a

O estado da Baviera vai ser o local com as duas maiores bases militares norte-americanas em território alemão. Até 2008, a base de Vilseck vai receber 4000 soldados e a base de Gafenwoehr cerca de 4500 militares. A razão prende-se com um plano de restruturação das forças armadas americanas no exterior, correspondendo a uma nova estratégia na luta contra o terrorismo que prevê a relocalização de bases e efectivos no mundo inteiro.

A decisão prevê ainda a retirada de cerca de 100 mil soldados da Europa e Ásia, o que vai afectar a Alemanha, pois 37 mil soldados aqui estacionados vão ser transferidos.

O Governo da chanceler Angela Merkel mostrou compreensão para com o plano de retirada de alguns locais, sobretudo por também planear uma reestruturação das suas forças armadas, sendo provável que algumas bases americanas sejam aproveitadas pelo exército alemão.

A reestruturação das quatro bases militares dos EUA, além da da Baviera, vai afectar a Alemanha no plano económico e repercutir-se nos municípios onde estas se encontram.

Segundo o Sindicato dos Serviços Públicos, cerca de 7500 funcionários civis alemães do exército dos EUA ficarão desempregados. Na Renânia-Palatinado, por exemplo, o triângulo de municípios Baumholder-Birkenfeld-Idar-Oberstein depende de cerca de 13 mil soldados dos EUA e respectivas famílias.

As bases americanas foram criadas no fim da Segunda Guerra; a maioria dos habitantes locais suporta a permanência das tropas, já que estas sustentam grande parte da economia de pequenas cidades, como a de Kaiserslautern. Para os EUA, também tem sido bom negócio, já que facilita a logística de operações, como a guerra no Iraque.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt