Estádio Olímpico de Tóquio será inaugurado apenas três meses antes dos Jogos
O novo estádio nacional do Japão apenas será inaugurado três meses antes do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2012, depois de o governo ter pedido que o desenho da infraestrutura fosse alterado.
O presidente do comité organizador local, Yoshiro Mori, pediu desculpa pelo atraso durante um encontro do Comité Olímpico Internacional (COI) em Kuala Lumpur.
John Cotes, vice-presidente do COI e responsável do grupo de acompanhamento dos Jogos de 2020, disse que o estádio "apenas será entregue em abril de 2020", três meses antes de receber a cerimónia de abertura, prevista de para 24 de julho.
Normalmente, as infraestruturas para os Jogos Olímpicos devem ser entregues pelo menos seis meses antes do início da competição.
O governo japonês cancelou a construção do estádio, por o preço do projeto da arquiteta iraniano Zaha Hadid ascender a mais de dois mil milhões de euros, abrindo novo concurso, que espera estar concluído antes do fim de 2015.
Coates disse que o COI vai estar atento ao novo projeto para garantir que o novo estádio manterá os requisitos de qualidade para atletas e espetadores.