Espectáculo leva coro de 120 pessoas a igreja

A Igreja de Santa Clara, no Porto, vai receber, no sábado, o espectáculo "Sancta Víscera Tua", concebido por Jonathan Saldanha a partir de um convite do pároco João Carrapa para que expusesse um olhar sobre a Via Sacra.
Publicado a
Atualizado a

O espectáculo vai reunir 120 pessoas e é uma coprodução com o coro comunitário Outra Voz, Sandra Carneiro e o coletivo SOOPA, repetindo-se, no dia 16 deste mês, na Igreja de São Francisco, em Guimarães.

Jonathan Saldanha explicou à Lusa que se interessou pelo tema não pelo lado religioso, mas pelos "arquétipos" presentes na Via Sacra, tendo ficado agradado com a possibilidade de poder utilizar o espaço da Igreja de Santa Clara, devido à "dimensão de filtro arquitetónico", ou seja "poder pensar em ocultar massas de 50 pessoas sem que ninguém as possa ver".

No desenvolver da peça houve "essa separação entre o que é a Via Sacra dentro do contexto cristão e o que é a partir de outras culturas, outros pensamentos", remetendo-se, ainda assim, para uma ligação ao "invisível".

O título é retirado dos escritos de Santa Hildegard, poeta alemã do século XII que "criou a sua própria comunidade e se emancipou do contexto clerical da altura".

Jonathan Saldanha realçou que o padre João Carrapa, pároco da Sé, "está completamente cúmplice e vai cantar e ser parte de uma série de cenas".

"Peça sonora e cénica construída a partir dos arquétipos presentes na estrutura de uma Via Sacra - literalmente percurso sacro - que na sua génese propõe a reencenação do sacrifício; numa celebração que é também vestígio dos mais primordiais ritos de transformação e mediação entre materiais e sentidos", pode ler-se na página do encenador do espectáculo.

A entrada na Igreja de Santa Clara é gratuita, mas está limitada a 200 pessoas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt