Espanhola Springfield aposta no segmento feminino e quer liderar mercado

Três anos após o lançamento, a linha feminina da Springfield representa 20 por cento da facturação do grupo têxtil espanhol, que reclama a liderança em Portugal no mercado de homem e se propõe a mesma meta com a Springfield Woman.
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"O lançamento da Springfield Woman tem sido um êxito, com resultados superiores ao esperado. Este ano já representamos cerca de 20 por cento da facturação, o que nos faz pensar em duplicar esse valor nos próximos anos", afirmou o director-geral da marca espanhola em entrevista à agência Lusa.

No dia em que a Springfield inaugura no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, a segunda loja exclusiva 'woman' em Portugal, Luis González Herrero revelou que o grupo quer abrir mais 13 lojas, mistas, até 2010.

Com uma facturação global na ordem dos 377,5 milhões de euros, 47 milhões dos quais em Portugal, a Springfield descreve a entrada no segmento feminino, 18 anos após o surgimento da marca como exclusivamente masculina, como "uma evolução natural".

"As nossas clientes já significavam 30 por cento [das nossas vendas] mesmo antes de lançarmos a linha 'woman'", afirmou Luis González Herrero, recordando que "cerca de 43 por cento das compras de homem são feitas por mulheres".

Este facto, associado à maior apetência feminina por roupa - "o consumo na área do têxtil é 50 por cento superior nas mulheres", notou - motivou a aposta no segmento 'woman', considerado "muito exigente".

Para além da Springfield, também a espanhola Inditex, através das marcas Pull&Bear e Massimo Dutti, e a portuguesa Throttleman, todas inicialmente de roupa masculina, apostaram há já vários anos na entrada na linha de mulher.

Segundo Herrero, a opção da Springfield por lojas exclusivas de senhora, em detrimento das unidades mistas, "é mais táctica do que estratégica".

"Queremos estar nos melhores centros comerciais e nas lojas de rua com a SPF Woman e, na maioria destes locais, já estamos com a SPF Man. Procuramos espaços maiores [com cerca de 500 metros quadrados] para abrir lojas mistas e, se não os encontramos, avançamos com lojas exclusivas SPF Woman, como é o caso do Colombo, onde queríamos estar desde o início deste projecto", explicou.

A marca espanhola irá ainda, na temporada Outono/Inverno'09, inaugurar novas lojas SPF man&woman em Braga, Guarda e Odivelas.

Segundo Luis González Herrero, a estratégia é "abrir lojas mistas em locais onde a marca ainda não está presente, no sentido de manter a liderança no mercado português no segmento homem e explorar o grande potencial para posicionar a SPF Woman ao mesmo nível da SPF Man".

"Actualmente temos 678 lojas em 44 países em todo o mundo. Depois de entrar na Austrália, pretendemos investir em novos mercados, como a América e a Ásia", adiantou o director-geral.

Relativamente a novas áreas de negócio, González Herrero admite que a entrada no segmento infantil "parece ser um passo natural, talvez dentro de uns dois anos".

Criada em 1988, a Springfield pertence ao grupo Cortefiel, que reclama o terceiro lugar em volume de facturação no mercado espanhol.

Em Portugal, a primeira loja da Springfield foi inaugurada em Abril de 1993. Actualmente, a marca possui 40 pontos de venda no país, dos quais dois são SPF Woman, 19 são lojas mistas e 19 são SPF Man.

PD

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