Espanha/Eleições: PSOE ganha eleições em La Rioja e tem várias possibilidades para governar

Madrid, 23 mai 2019 (Lusa) -- O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, socialista) deverá vencer as eleições regionais de 26 de maio próximo na comunidade autónoma espanhola de 'La Rioja' com o Partido Popular (PP, direita) a ter o seu pior resultado de sempre.
Publicado a
Atualizado a

As sondagens dão aos socialistas a possibilidade de afastarem os conservadores, que governavam a região há mais de duas décadas, mas tanto o Cidadãos (direita liberal) como o Partido Riojano crescem e vão ser essenciais para os pactos pós-eleitorais.

Um inquérito feito pelo Centro de Investigações Sociológicas (CIS), um organismo público, concluí que o PSOE poderá subir a sua representação atual de 10 deputados para 12 a 14 numa comunidade em que a maioria absoluta da assembleia regional se alcança com 17 membros.

O PP, que atualmente tem 15 deputados, passaria a ter 11 a 12 e a confirmarem-se estes resultados ficaria com poucas opções para continuar, com o apoio do Cidadãos, a governar a comunidade.

O Unidas Podemos também deverá baixar de quatro para dois a três membros na assembleia regional, mas os seus deputados poderão ser suficientes para assegurar um executivo de esquerda numa comunidade governada há mais de duas décadas pelo PP.

Cidadãos, que deverá manter os seus quatro representantes ou perder um deles, e o Partido Riojiano, que emerge com dois a três deputados, também têm uma palavra a dizer nas várias possibilidades que há de futuro executivo regional e das quais o PP ainda não está completamente afastado.

O facto de a sondagem na região ter como base apenas 295 entrevistas e uma margem de erro de 5,8% dá possibilidades suficientes para que haja uma surpresa neste domingo.

Nas eleições para o parlamento nacional realizadas em 28 de abril último o PSOE teve 31,7% dos votos na região, seguido pelo PP com 26,53%, o Cidadãos com 17,9%, o Unidas Podemos com 11,8% e o Vox (extrema-direita) com 9,0%.

Essa consulta caracterizou-se pela divisão dos partidos de direita, com o PP a perder votos para o Cidadãos e o Vox, uma tendência que se verificou em todo o território espanhol.

Um dos temas mais abordados nos debates políticos entre os candidatos das regionais foi a falta de crescimento económico de 'La Rioja' nos últimos três anos, com o governo regional a reduzir de forma drástica o investimento público para cumprir a estabilidade orçamental que é imposta por Madrid.

A comunidade autónoma de 'La Rioja' é uma das mais pequenas de Espanha, com apenas 5.045 quilómetros quadrados e uma população de cerca de 315 mil habitantes, sendo Logroño a sua capital com cerca de 150 mil habitantes.

A região que é conhecida pela sua grande produção de vinho faz fronteira a norte com o País Basco, a nordeste com Navarra, a sudeste com Aragão e a sudoeste com Castela e Leão.

As eleições regionais de 26 de maio próximo vão-se realizar juntamente com as europeias e as municipais em 12 das 17 comunidades autónomas espanholas.

As outras cinco, com um estatuto particular, têm consultas eleitorais fora do calendário normal (Galiza, País Basco, Catalunha, Andaluzia e comunidade Valenciana).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt