Espanha descobre indícios de doping de Francis Obikwelu

<p>Ex-treinador do velocista confessa que os documentos apreendidos são planos de dopagem para os seus atletas. Escutas da Guarda Civil espanhola apanham Obikwelu e a mulher do técnico aflitos porque o português foi seleccionado para um controlo e no dia anterior tinha colocado um emplastro com uma substância dopante. O português garante que sempre correu limpo.</p>
Publicado a
Atualizado a

De acordo com o relatório policial citado pelo El País, a Guarda Civil colocou sob forte vigilância Manuel Pascua Piqueras, com quem Obikwelu e Carla Sacramento treinaram não oficialmente. Foram interceptadas muitas chamadas telefónicas e mensagens de texto. Numa delas surge uma voz muito alarmada, com sotaque africano, que diz que vai fazer um controlo, que na noite anterior usou um emplastro, e que não sabe o que lhe vai acontecer. Os investigadores pensam tratar-se de um adesivo que liberta lentamente testosterona sintética.

Pascua pergunta se o emplastro foi usado em "metade ou por inteiro" e responde como é que seu interlocutor poderá enganar o controlo à urina: "Bebe muita água para que esteja bem diluído, treina-te o mais possível, não vai acontecer nada pois já se passaram 24 horas." Logo a seguir, o treinador recebe uma chamada da sua mulher, Maria José Martinez, e treinadora oficial de Obikwelu. "Francis ligou-me assustado porque tem um controlo hoje", disse.

Obikwelu, de origem nigeriana, é o português de maior sucesso de sempre em disciplinas de velocidade: conquistou medalhas de ouro europeias nos 100m em 2002 e 2006 e nos 200m em 2006, medalhas de prata nos 200m dos Europeus de 2002, nos 4x100m dos Mundiais de 1997 e nos 100m dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e ainda bronze nos 200m dos Mundiais de 1999 e nos 60m dos Mundiais de pista coberta do ano passado.

Esteve radicado em Espanha entre 2003 e 2008 e recentemente, quando a Guarda Civil procedeu a várias detenções, admitiu que trabalhou com Pascua Piqueras, mas garantiu que "nunca houve nada de desconfiar". Nessa altura nada se sabia sobre quais as provas que as autoridades espanholas tinham acerca da ligação de portugueses a este esquema de dopagem. A única reacção de Obikwelu às últimas notícias foi uma frase que deixou ao jornal i: "Sempre corri limpo". o DN tentou contactar o atleta, mas ainda sem sucesso.

Manuel Pascua Piqueras é o treinador de atletismo mais vitorioso de Espanha e é uma das principais figuras da Operação Galgo, na qual a Guarda Civil desmantelou uma rede de doping que servia essencialmente o atletismo de elite. Eufemiano Fuentes, a sua irmã Yolanda e o ex-ciclista de BTT Alberto León eram os cabecilha do esquema, os mesmo da rede desfeita em 2006 na Operação Puerto. Piqueras foi apanhado a indicar o nome de León à holandesa Adriënne Stefanie Herzog, para esta se dopar com transfusões sanguíneas, a única técnica indetectável, segundo o treinador. Marta Domínguez, campeã mundial dos 3000 metros obstáculos, também foi envolvida: é suspeita de ter facilitado substâncias dopantes aos outros atletas e de ser uma ponte entre fornecedores e consumidores.

Durante o interrogatório realizado pela Guarda Civil, Pascua Piqueras admite que um documento encontrado em sua casa era um calendário com os planos de doping de cada atleta que treinava, personalizados consoante as datas das provas em que deveriam ter os melhores rendimentos. Cada atleta estava identificado com siglas, assim como a referência a bolsas de sangue, para dopagem hematológica, referidas pelos produtos de que são feitas as bolsas.

As siglas e os atletas listados nos planos de doping

A1 - Digna Luz, atleta de 100m, submetida a um tratamento dopante indetectável
B8B - Eugenio Barrios, de 800m, recorria a doping sanguíneo e a IGF-1, factor de crescimento tipo insulina
B5OE - Alemayehu Bezabeh, campeão europeu de corta-mato em 2009, etíope nacionalizado espanhol especialista nos 5000m
Aa50 - Adriënne Stefanie Herzog, holandesa que foi terceira nos Europeus de corta-mato do ano passado
B8 - Miguel Quesada, especialista dos 800m, usada doping sanguíneo e IGF-1
A15 - Nuria Fernández, campeã europeua dos 1500m
B15-30 - Reyes Estévez, duas vezes terceiro em provas de 1500m de Campeonatos do Mundo

[corrigida às 15:30]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt