"Esgotei os parafusos nos Açores"
Ainda não se passaram cinco anos desde que Fernando Coelho foi a primeira vez aos Açores, a convite de três sócios interessados em abrir no Pico o Cella Bar. De então até agora, o arquiteto do atelier FCC Arquitectura apaixonou-se pelo arquipélago, já aí comprou um terreno, é padrinho de casamento de um dos sócios, esgotou os parafusos nas nove ilhas e conquistou a população local que se rendeu ao projeto que traçou para o espaço, partindo de antigas adegas. Tal como se renderam os cerca de 350 mil visitantes diários da plataforma ArchDaily que o elegeram como Edifício do Ano na categoria Lazer.
Este foi um dos três projetos portugueses vencedores da edição deste ano, de um total de sete que estavam nomeados entre os cinco finalistas das 14 categorias em que se divide este prémio.
"Foi um projeto bastante suado", diz a rir. "Para além dos problemas legais devido à localização, na orla marítima e numa zona classificada como Património da Humanidade, no início houve muita contestação local, quiseram embargar a obra".
Depois há todas as contingências de o Pico ser uma ilha: "Apesar de ter usado muitos materiais locais, soalhos, sanitários, cozinhas, tudo isso teve de ir do Continente. O que quer dizer entre três a quatro semanas de viagem de barco". Mesmo a opção pela madeira local, a criptoméria, revelou-se um quebra cabeças: "Para aparafusar toda aquela estrutura exterior, esgotei os parafusos nos Açores".
Apesar de os planos iniciais não o preverem, este material também acaba por marcar o interior do Cella Bar: "Quando vi a cofragem interior, feita pelos carpinteiros locais, disse: "Agora não tiram isso daqui". A cara do dono da obra na altura...". O bar, que abriu no último verão, é já um dos pontos de atração turística e, apesar da oposição da população local no início, "agora já é o melhor bar do mundo".
Função social
"A visibilidade que o prémio traz pode ser determinante para conseguir o financiamento necessário à fase seguinte da cozinha comunitária das Terras da Costa", afirmou Tiago Saraiva, do ateliermob, que em parceria com o coletivo Warehouse, o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e da Casa Vapor e o empenho da Câmara de Almada conseguiram, com o projeto da cozinha premiada na categoria Arquitetura Pública, levar água a um bairro de 300 pessoas.
Concluído em 2014, o arquiteto defende que "o projeto só estará terminado quando for desmantelado". Desmantelado? "Sim e o nosso desejo é que aquelas madeiras sejam reutilizadas em projetos com o mesmo cariz porque, se a cozinha serviu para melhorar as condições de vida daquela comunidade, em setembro ou outubro a Câmara [de Almada] decidiu avançar para a fase seguinte, ou seja, o realojamento daquelas pessoas num bairro a 200 ou 300 metros do local onde agora vivem, que terá alguns equipamentos coletivos".
E "os arquitetos do bairro" já estão novamente a trabalhar com a comunidade para perceber as necessidades de cada família, tal como aconteceu com a cozinha comunitária que "obedeceu a um programa definido pela comunidade".
Na categoria de reabilitação, Elisabete Saldanha foi a vencedora com um projeto que desenvolveu numa casa particular, em Guimarães. Ainda surpreendida com o prémio, confessou que esta foi a sua estreia num concurso adiantando que o objetivo foi "mostrar o trabalho para angariar mais projetos".
Os outros 11 vencedores
Dupla suíça Herzog & de Meuron têm dois projetos entre os vencedores
ARQUITETURA INDUSTRIAL
Factory on the Earth
Malásia
Ryuichi Ashizawa Architect & Associates
ESCRITÓRIOS
Intesa Sanpaolo Office Building
Itália
Renzo Piano Building Workshop
EDIFíCIO HABITACIONAL
The Great Wall of WA
Austrália
Luigi Rosselli
ARQUITETURA RELIGIOSA
Ribbon Chapel
Japão
NAP Architects
ARQUITETURA DESPORTIVA
The New Bordeaux Stadium
França
Herzog & de Meuron
CASAS
Vila Matilde
Brasil
Terra e Tuma Arquitetos
ARQUITETURA COMERCIAL
Miu Miu Aoyama Store
Japão
Herzog & de Meuron
ARQUITETURA EDUCACIONAL
School of Architecture at the Royal Institute of Technology
Suécia
Tham & Videgård Arkitekter
ARQUITETURA DE INTERIORES
House of Vans London
Londres
Tim Greatrex
ARQUITETURA HOSPITALAR
Partners In Health Dormitory
Ruanda
Sharon Davis Design
ARQUITETURA CULTURAL
Harbin Opera House
China
MAD Architects