Escola de esqui aquático vai dar aulas no Alqueva
portel A criação de uma escola de esqui aquático, que se prevê começar a funcionar na Primavera, é uma das principais apostas para este ano da empresa Amieira Marina, situada em Portel, nas margens do Alqueva.
A escola, fruto de uma parceria da Nautialqueva, proprietária da marina, com uma empresa francesa, é apresentada esta semana na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começa amanhã e decorre até domingo.
A nova proposta pretende "enriquecer e diversificar a oferta de actividades náuticas já disponível" na marina, revela Eduardo Lucas, um dos sócios da Nautialqueva.
O grande "trunfo" da Amieira Marina são os 15 barcos-casa para alugar, mas a única infra-estrutura náutica em funcionamento no Alqueva disponibiliza também aos turistas passeios em três barcos de cruzeiro, desportos radicais e, desde 2009, uma escola de vela.
"A escola de esqui resulta da parceria com uma empresa francesa já com experiência a este nível em Portugal e que viu óptimas condições no Alqueva", explicou.
Segundo o administrador, a nova valência vai funcionar mediante um esquema de estágios, de cinco dias ou uma semana, implicando a permanência dos aprendizes em instalações hoteleiras da zona.
A pista para a prática do esqui aquático irá aproveitar uma zona da albufeira que "forma uma baía, com água tranquila e sem efeitos do vento", muito perto da marina.
"A pista é feita com bóias, interligadas por baixo de água, que têm espaçamentos rigorosos e formam um percurso, por entre o qual o praticante tenta ziguezaguear, com um cabo de reboque cada vez mais curto", explicou.