Erupção do maior vulcão mundo ameaça estrada principal do Havai

Segundo o observatório de Vulcões Havaianos do Serviço Geológico dos EUA, o fluxo de lava está a cerca de 5 quilómetros da estrada Daniel K. Inouye e pode alcançá-la numa semana.
Publicado a
Atualizado a

O maior vulcão ativo do mundo, Mauna Loa no Havai, entrou em erupção no dia 27 de novembro e a lava está a aproximar-se da estrada Daniel K. Inouye, mais conhecida por Estrada Saddle, a principal da ilha.

Segundo notícia da Reuters, o observatório de Vulcões Havaianos do Serviço Geológico dos EUA informou que a frente principal do fluxo de lava está a 5,2 quilómetros da estrada Daniel K. Inouye e pode alcançá-la numa semana. O observatório afirmou ainda que devido ao fluxo imprevisível é "difícil estimar quando ou se este afetará" a estrada.

As autoridades havaianas dizem que se esta estrada for cortada, os veículos serão forçado a usar estradas secundárias, adicionando assim horas a uma viagem de Hilo a Kona, que pela estrada principal apenas demora 90 minutos.

Talmadge Magno, administrador da Agência de Defesa Civil do Condado do Havai, disse aos jornalistas esta semana que, se a lava chegar à estrada, provavelmente levará a meses até voltar ao normal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt