Era uma vez... na Austrália ou o 'western' sujo de Nick Cave

Publicado a
Atualizado a

"Escrever canções é muito mais difícil", disse Nick Cave ao diário britânico The Guardian, quando o filme The Proposition, de cujo argumento e banda sonora é autor, passou no Festival de Cinema de Londres, em Outubro de 2005. Hoje, é a vez de ser exibido no IndieLisboa (Fórum Lisboa, 21.30).

Passado na Austrália de finais do século XIX e realizado por John Hillcoat, The Proposition é descrito como tendo muitas afinidades com os westerns de Sam Peckinpah, nomeadamemente pelo look sujo e devastado das paisagens e dos homens, pela crueza das situações e das emoções, e pela violência impenitente e explícita.

Interpretado por Guy Pearce, Ray Winstone, John Hurt, Danny Huston, Emily Watson e Richard Wilson, The Proposition conta a história de Charlie Burns (Pearce), membro de uma temível família de foras-da-lei, ao qual é proposto pelas autoridades ir matar o irmão mais velho, em troca de um perdão da forca para o irmão mais novo. Se Charlie não conseguir cumprir a sua missão em nove dias, este será executado no dia de Natal.

Cave, que em 1988 já havia escrito outro argumento cinematográfico, o de Ghosts... of the Civil Dead, um prison movie de terror também realizador por John Hillcoat (para o qual compôs igualmente a música e foi actor), declarou numa entrevista ao site Dark Horizons (www.darkhorizons.com): "Já há mais de 17 anos que eu queria fazer um western australiano" que evitasse ser "uma história americana presa na Austrália. Queixei-me ao John e ele sugeriu-me que a escrevesse, e foi o que eu fiz." Uma vez rodado The Proposition, Cave viu que tinha escrito um filme que era, simultaneamente, australiano e universal.

O músico e o realizador estão já a trabalhar num novo projecto de filme, mas apenas se sabe que será ambientado em Inglaterra.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt