Equipamento de Fibra Óptica português apresentado amanhã

A PT Inovação em parceria com o Instituto de Telecomunicações (IT) e a Universidade de Aveiro vão produzir um equipamento terminal de Fibra Óptica totalmente português que será produzido para o mercado nacional e poderá destinar-se à exportação.
Publicado a
Atualizado a

O projecto "100 por cento" nacional é apresentado quinta-feira em Aveiro por responsáveis daquelas entidades e conta com a presença do presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava.

Uma equipa de investigadores do IT, da Universidade de Aveiro e da PT Inovação, exclusivamente dedicada ao projecto, vai apresentar um protótipo de caixa ONT, equipamento terminal de Fibra Óptica que converte o sinal de fibra em sinal digital em casa dos consumidores.

Em Aveiro serão feitas demonstrações de redes de acesso em Fibra Óptica GPON com diversas velocidades de banda larga de 600 megabits por segundo.

A PT foi a empresa que mais investiu em investigação e desenvolvimento (I&D) em 2007 no mercado português, de acordo com a lista do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Nesta publicação do GPEARI constam as 100 empresas que mais investiram na execução de actividades de I&D em 2007.

Portugal é apontado como um dos primeiros países que mais está a investir nas redes de fibra óptica, uma tecnologia que usa a luz do laser para transmitir em simultâneo dados, vídeo e voz, sendo caracterizada como "verdadeiras auto-estradas para o transporte de informação a velocidades nunca antes vistas" de acesso à Internet.

Hoje, já se pode navegar a 100 Megabits por segundo (Mbps), mas no futuro será possível aceder aos mil Mbps.

Na Internet o potencial de largura de banda é quase ilimitado, o que permite grandes velocidades de 'download' (descarregamento de ficheiros) e 'upload' (envio de dados).

Com a espessura de um fio de cabelo, mas a resistência de um fio de aço, a fibra óptica também já oferece novas vantagens na televisão, permitindo a interactividade e disponibilizando imagem e som de alta definição e vários canais em todos os televisores da casa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt