Enviar SMS ao volante continua a ser legal na Suécia
"O Governo não vai introduzir nenhuma interdição explicita à utilização das tecnologias, quer se trate de GPS ou de telemóveis", afirmou num comunicado o ministro sueco das Infraestruturas, Elmsater-Svard, lembrando que, no entanto, a lei permite aos polícias reprimir as imprudências ao volante, seja qual for a causa.
"O Governo considera que é necessário aumentar a consciencialização quanto aos riscos a ter quando se está ao volante. A lei deve também evitar o uso imprudente de dispositivos de comunicação", disse o ministro acrescentando que em 2013 o Governo vai considerar maneiras de melhorar as leis jurídicas.
A associação sueca de automobilistas luta há vários anos contra esta prática generalizada e quer tornar obrigatório o uso de kits de mãos livres. "A Suécia é o último país europeu que ainda não tem regulamentos que estabeleçam limites quanto à utilização de telemóveis ao volante", lamentou a associação, que cita ainda os dados estatísticos que demonstram que entre 10 a 20 pessoas morrem a cada ano na Suécia devido ao uso de telemóveis durante a condução.
Uma pesquisa do instituto 'Sifo', em novembro de 2009, revelou que 34% dos suecos usam o telemóvel ao volante sem kit de mãos livres, sendo que 77% eram a favor de uma legislação que proibisse tal ato.