Entre fraudes e suspeitas, o futebol está em destaque. E com 'selfie'

Numa semana em que o antigo líder do PSD, Rui Rio, foi alvo de buscas e o cofundador da Altice é suspeito de estar envolvido numa fraude que pode atingir os 100 milhões de euros, vamos dar destaque à seleção nacional de futebol feminina que vai participar no Mundial e aos sub-19 que amanhã vão tentar ganhar o título Europeu.
Publicado a
Atualizado a

SÁBADO

O dia em que morreu "um dos grandes sábios portugueses"

José Mattoso considerava a História como "a base do conhecimento da condição humana". E defendia que a "História nos convida a viver com as incomodidades daí decorrentes e a tentar tirar delas algum partido". Aos 90 anos morreu uma das maiores figuras da Academia portuguesa

e o maior especialista nacional em História Medieval. Uma vida resumida numa frase do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: [foi] "Um dos grandes sábios portugueses." José Mattoso recebeu o Prémio Pessoa e 1987 e em 1992 foi condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Sant"Iago da Espada. Sem muita ligação à política a exceção passou por ter aceitado, em 2015, ser o mandatário nacional do Livre.

DOMINGO

Américo Aguiar: da JMJ para cardeal-patriarca de Lisboa

Américo Aguiar já era uma das "estrelas" mediáticas da Igreja Católica portuguesa devido à liderança da Fundação Jornada Mundial da Juventude. Agora viu essa notoriedade aumentar a partir do momento em que foi anunciado que a partir de 30 de setembro será um dos 21 novos cardeais criados pelo Papa Francisco. Uma decisão que pode antecipar outra: a sua nomeação como cardeal-patriarca de Lisboa, substituindo Manuel Clemente que ocupa o cargo desde 2013 e que atinge o limite de idade. Com esta nomeação Américo Aguiar torna-se o sexto português a integrar o Colégio Cardinalício.

SEGUNDA-FEIRA

A selfie de Marcelo. E mais um confusão no Governo

Com o Presidente da República ocupado com a receção à seleção nacional feminina de futebol -- a que não faltou uma selfie de Marcelo Rebelo de Sousa e comitiva --, o Governo decidiu fazer "concorrência" mediática com o ministro da Cultura a criticar a forma como os deputados da Comissão de Inquérito à TAP se comportaram. Nada meigo -- pareciam "uma espécie de procuradores do cinema americano de série B" -- Adão e Silva conseguiu unir praticamente todos os quadrantes políticos contra si. Ou seja, ainda o Executivo não tinha recuperado da 13.ª saída em 15 meses e já o ministro estava a criar mais uma confusão. Assim, não há mesmo Governo que se aguente...

TERÇA-FEIRA

Turquia aceita a Suécia na NATO, mas lá para outubro

A Cimeira da NATO surpreendeu ainda antes de começar com o anúncio do presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan de que ia apresentar ao parlamento do país a proposta para que os deputados aprovassem a entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte, isto depois de meses a dizer que era contra essa adesão. Que contrapartidas lhe foram prometidas ainda não se sabe ao certo -- a eventual cedência de aviões de combate por parte dos EUA pode ser um incentivo --, mas a verdade é que lá para outubro essa "autorização" deve ser dada. E até lá saberemos o que Erdogan vai receber em troca pois com esta posição até "traiu" o amigo Vladimir Putin.

QUARTA-FEIRA

Volta a discussão sobre financiamento partidário

"Garanto a todos os telespetadores que farei todos os esforços junto da administração do condomínio, para que, nas próximas buscas da PJ à minha casa, a fachada do prédio já esteja mais apresentável". Foi desta forma irónica que Rui Rio comentou na rede social Twitter a visita que recebeu de inspetores da Polícia Judiciária envolvidos numa investigação às contas do PSD na altura em que era presidente do partido (de fevereiro de 2018 a julho de 2022). A suspeita de ter existido um financiamento ilegal ao PSD que teria assessores pagos pela Assembleia da República que não trabalhavam no Parlamento é o motivo dessa investigação. Se é ou não ilegal não há certezas - até devido a alterações na lei aprovadas pelos partidos -, mas a verdade é que quase todos inscrevem assessores na AR que depois não estão lá. Se é ético? Pois...

Mas até se ter certezas fica a ironia de Rui Rio.

QUINTA-FEIRA

Sub-19 na final do Europeu. A esperança de um troféu

Mais um dia e novas notícias da Justiça nacional. Desta feita o alvo foi a Altice Portugal que está a ser investigada por suspeita dos crimes de corrupção no setor privado, fraude fiscal agravada, falsificação e branqueamento. De acordo com o que foi noticiado, a empresa, entre outras suspeitas, poderá estar envolvida na simulação de venda de imóveis que depois seriam devolvidos aos donos iniciais, após um esquema de circulação de capitais. Deixando estas questões judiciais o outro destaque do dia é merecido pela seleção nacional de sub-19 que conseguiu a qualificação para a final do campeonato da Europa da categoria. Depois da desilusão dos sub-21 (afastados nos quartos-de-final do seu Europeu) ficam depositadas nestes jovens as esperanças para a conquista de um troféu internacional de seleções, que será o segundo depois do primeiro lugar em 2018.

SEXTA-FEIRA

100 milhões de euros. Cofundador da Altice detido por fraude

Cem milhões de euros. Este é o valor noticiado da eventual fraude que envolve o cofundador da Altice Portugal, Armando Pereira, e cuja investigação levou à sua detenção, tal como de mais dois elementos da empresa. De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal estão a ser analisados eventuais crimes de fraude fiscal qualificada que podem envolver uma "vantagem ilegítima" em sede fiscal, ou seja prejudicando o Estado e a própria empresa, num valor superior a 100 milhões de euros. No imediato os inspetores apreenderam carros de luxo e outros objetos no valor de 20 milhões de euros. Armando Pereira e os outros dois detidos estão no Estabelecimento Prisional anexo à Polícia Judiciária e devem ser ouvidos este sábado por um juiz.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt