Entrada livre para ouvir hoje o Nobel V. S. Naipaul

Publicado a
Atualizado a

Conferência. A partir das 18.00, o escritor falará sobre 'Uma Leitura'

O Prémio Nobel da Literatura 2001, V. S. Naipaul, 76 anos, dá hoje à tarde, pelas 18.00, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, uma conferência denominada "Uma Leitura". A entrada é livre para ouvir o escritor premiado por diversas vezes e alvo de alguma polémica em volta da sua biografia autorizada.

A conferência decorre no âmbito da exposição temporária "Weltliteratur - Madrid, Paris, Berlim, São Petersburgo, o Mundo!", cujo comissário, António M. Feijó, seleccionou protagonistas das letras, como Fernando Pessoa e outros da sua geração, para evocar a vertente cosmopolita e transnacional da literatura.

Naipaul é um dos convidados para falar de literatura neste programa de conferências, paralelo à exposição, por onde já passaram nomes como António Coutinho e Eduardo Lourenço e por onde passarão ainda, até ao final do ano, Vasco Graça Moura (dia 26), José Pacheco Pereira (dia 29), entre outros.

Naipaul, considerado pela academia que lhe atribuiu o Nobel "um filósofo moderno, vigilante, preciso, que deixa os acontecimentos falarem por si" tem escrito bastante nas áreas do romance, ensaio e também novelas. Um dos livros mais famosos do autor é Uma Vida pela Metade , embora Uma Casa para Mr. Biswas tivesse bastante sucesso, com a fotografia que o autor descreve de uma família indiana que vive nas Caraíbas. Em Portugal foram editados vários outros livros, desde que recebeu o Nobel, como Num País Livre, Para Além da Crença, Sementes Mágicas, A Curva do Rio.

Numa biografia recentemente publicada, Naipaul revela relações estranhas com as mulheres. Além de desprezo pela primeira esposa, a britânica Patrícia Hare, a biografia conta que ele se relacionou com uma amante durante 20 anos, a argentina Margaret Murray, apenas como objecto sexual. Actualmente, Naipaul é casado com uma jornalista paquistanesa.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt