Empresas públicas gastam 368 milhões em suplementos

Suplementos pesam 13,4% nos encargos das empresas com remunerações. Valor equivale ao que o Estado tem de obter para compensar o chumbo da convergência das pensões.
Publicado a
Atualizado a

- Atual 1 -

Há doentes a pedir empréstimos aos bancos para tratarem cancro - Págs. 2 e 3

Mudanças. Médicos confirmam que doentes deixam hospitais públicos para procurarem melhor solução para o seu caso, já que estes não autorizam alguns medicamentos inovadores. Marta e Isabel pediram dinheiro para tratar a mãe.

- Entrevista -

"Os partidos portugueses competem como empresas por nichos de mercado"-Págs. 4 e 5

Entrevista a Rui Tavares. ex-eurodeputado independente do Bloco de Esquerda critica os partidos de esquerda portugueses por ausência de programa e de ação para enfrentar a crise criada pela ideologia neoliberal de direita. O novo partido, o Livre, que está a criar poderá concorrer já às próximas eleições europeias, mesmo que pense ser preferível uma grande frente de esquerda.

- Opinião -

Coisas que não podemacontecer - Pág. 6

Editorial

Presidente prevenido - Pág. 7

A opinião de Paulo Baldaia

Direção do PS nega participação de Cavaco no acordo do IRC Pág. 8

Polémica. Irritação no Largo do Rato com Belém. Seguro não gostou de notícia dizendo que o acordo do IRC passou pela Presidência.

FMI proíbe Governo de ultrapassar meta de 4% no défice público Pág. 9

Entrevista. Responsável pela missão do Fundo em Portugal afirma que a credibilidade vai ser "o ponto central" na avaliação, em 2014, do cumprimento do programa de ajuda externa.

- País -

Apoio psicológico especial para famílias de jovens desaparecidos - Págs. 12 e 13

Meco. Especialistas em intervenção em catástrofes raramente aplicam esta técnica em Portugal. Atenuar o sofrimento e a negação da realidade são as prioridades.

Presidentes dos 15 politécnicos exigem demissão de ministro - Pág. 14

Educação. Ministério diz que posição é "completamente incompreensível" e lamenta "aproveitamento despropositado" depois de ter esclarecido declarações dministro Nuno Crato.

Ceia de Natal para levar para casa: do bacalhau ao sushi -Pág. 15

Mudança. Falta de tempo e de paciência ou jeito para passar muitas horas na cozinha justificam opção de muitas famílias, que preferem encomendar a ceia pronta a comer.

Aprender a lavar carros para encontrar novo rumo na vida Pág. 16

Iniciativa. Cais dá formação a quem quer deixar o caminho das dependências. Para muitos esta é a única esperança de mudança.

Família de sírios detida a tentar sair de Portugal- Pág. 17

Refugiados. Quatro adultos e duas crianças foram travados por elementos da Guardia Civil espanhola que estava alertada e à espera deles.

"Golpe de mar" a 500 metros da costa foi fatal para seis homens - Pág. 18

Naufrágio. A embarcação Cochicho, registada em Peniche, foi trazida para uma praia da Costa de Caparica com a ajuda de um trator. Dos sete tripulantes, só um se salvou.

Mata a mulher em casa por ciúmes e atinge a tiro homem na rua - Pág. 19

Porto. Agressor foi detido depois de alvejar um indivíduo na Praça do Império. Aos agentes da PSP contou que momentos antes tinha assassinado a mulher em Águas Santas, na Maia.

Panorâmico de Monsanto definha à espera de ser quartel Pág. 20

Lisboa. Intenção de transformar imóvel dos anos 1960 em centro de comando partilhado pelos bombeiros e Autoridade de Proteção Civil tem cinco anos. Espaço está vedado e degradado.

- Globo -

Reunião de família para Khodorkovski em Berlim - Pág. 22

Alemanha. No seu primeiro dia em liberdade, o inimigo número um do Kremlin reencontrou o filho mais velho e os pais na capital alemã, para onde viajou após sair da sua prisão na Rússia.

Papa Francisco critica ambiente de futilidade e intriga na Cúria - Pág. 23

Vaticano. O Pontífice argentino defende que Governo da Igreja não pode ser "burocrático". Quer devoção ao serviço e santidade de vida.

Escândalo de corrupção cada vez mais próximo de Recep Erdogan - Pág. 24

Turquia. Foram investigadas até agora mais de 50 pessoas. Dois filhos de ministros ficaram sob prisão. Em Istambul, fala-se em guerra entre partido no poder e confraria muçulmana.

Finlândia quer rentabilizar o seu Pai Natal todo o ano - Pág. 25

Marca. Empresa quer apostar na sua presença em videojogos e parques temáticos. E promover a imagem em países sem tradição cristã.

- Ciência -

Refrigeração leva a reparação de urgência na ISS - Pág. 27

NASA. Astronautas obrigados a três saídas de emergência para reparar sistema de refrigeração da Estação Internacional.

- Grande Reportagem -

Natal ... é sempre que se tem uma família amiga - Págs. 28 e 29

Projeto. Acolher alguém por caridade nesta quadra já passou pela cabeça de muitas pessoas, mas essas não ficam para dar continuidade à relação com as crianças. E é isso que os técnicos pedem: famílias que estejam dispostas a receber quem não tem condições de regressar à família biológica nem para a adoção, quem esteja disposto a criar laços fortes. São mais de oito mil as crianças e jovens que vivem em instituições.

- Bolsa -

Empresas públicas gastam 368 milhões em suplementos - Pág. 32

Estudo. Suplementos pesam 13,4% nos encargos das empresas com remunerações. Valor equivale ao que o Estado tem de obter para compensar o chumbo da convergência das pensões.

Rochas ornamentais aumentam exportações - Pág. 33

Sector. Vendas ao exterior cresceram 7%. França, China e Arábia Saudita são os principais clientes de Portugal.

Novembro fecha com menos 2885 desempregados - Pág. 34

Evolução. Centros de emprego registam menos novas inscrições de desempregados.

Leão a zero de inspiração e de golos consente novo empate - Págs. 36 e 37

Nulo. Sporting tem razão de queixa do árbitro, mas o golo mal anulado a Slimani foi a única oportunidade da equipa diante do Nacional.

Carlos Eduardo, o "amigo da bola" que traz Deco à memória dosadeptos - pÁG. 38

FC Porto. Aposta pessoal de Pinto da Costa pediu oportunidade e respondeu em grande. Ex-técnico compara-o a outro "mágico" do Dragão.

Bayern de Munique fecha 2013 com título mundial e cinco troféus - Pág. 39

Mundial de Clubes. Dante e Thiago Alcântara marcaram os golos "alemães" frente ao Raja Casablanca, a surpresa da prova; Pep Guardiola venceu a prova pela 3.ª vez como treinador.

Paulo Gonçalves vai lutar pela vitória no Dakar - Pág. 40

Todo-o-terreno. Motard de Esposende, ambicioso, quer melhorar registos anteriores na prova que arranca a 5 de janeiro na Argentina.

Mário Laginha a desbravar novas terras com a guitarra portuguesa - Pág. 46

Música. O pianista juntou-se a Miguel Amaral e a Bernardo Moreira e formou o projeto Novo Trio, que se estreou recentemente com o álbum Terra Seca. Este leva a guitarra portuguesa para territórios musicais distantes do fado.

A "estupidez" dos Globos de Ouro - Pág. 47

Opinião de João Lopes

Amazon recusa-se a vender disco de Beyoncé - Pág. 47

Música. O álbum, homónimo, foi lançado de surpresa no dia 13 exclusivamente no iTunes, onde já vendeu mais de um milhão de cópias.

Gato do Bosque - uma livraria "vintage" abriu portas em São Domingos de Benfica - Pág. 48

Lisboa. Maria João Martins e o marido, António Alves, abriram um espaço que fosse ao mesmo tempo livraria, editora e sítio para workshops. Nas prateleiras há sobretudo livros em segunda mão a preços simpáticos: quatro ou cinco euros.

- Media -

Europeus consomem cada vez mais canais de informação Pág. 50

Notícias. Portugal é um dos pequenos mercados mais competitivos do continente em matéria de emissões noticiosas, a par do Reino Unido, da França ou da Alemanha. O futuro passa por levar as notícias da TV para as novas plataformas.

Shine - o terceiro elemento - Pág. 51

Opinião de Nuno Santos

Caras da RTP vão dar a receita da ceia de Natal - Pág. 52

Especial. Cristina Esteves, João Adelino Faria, Fernandos Mendes e João Baião, entre outros, são convidados de Catarina Furtado.

O "feito" de Cristina - Pág. 52

A crónica de TV de Nuno Azinheira

Imagens de celebridades grávidas a fazer exercício causam polémica - Pág. 53

Desporto. Imagens partilhadas por atrizes e apresentadoras a exercitarem o corpo enquanto estão grávidas têm desagradado. Mas não há razão para tal. Pelo contrário, até é recomendável.

- Fórum -

Estado de direito, apesar de tudo - Págs. 54 e 55

A opinião de Pedro Marques Lopes

Ocupação de tempos livres

A opinião de Alberto Gonçalves

"Há no mercado, porventura,um excesso de oferta de canais" - Pág. 56

Entrevista a, António José Teixeira, diretor de Informação da SIC Notícias, primeiro canal noticioso em Portugal, sobre estudo sobre canais de notícias na europa.

Roby Amorim

A opinião de Ferreira Fernandes

Leia todas as notícias, reportagens, crónicas e análises na edição de hoje impressa ou em e-paper do Diário de Notícias. Para aceder ao e-paper clique aqui.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt