Empresa ViaMove assume transportes públicos em Matosinhos a partir de 2019
A ViaMove vem substituir a operadora Resende, cuja concessão termina no final deste mês, que nos últimos tempos tem sido alvo de críticas por má qualidade dos veículos, bem como de relatos de sucessivos atrasos ou falhas de carreiras.
Na apresentação do novo sistema de transportes, nos paços do concelho, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, garantiu que a ViaMove vai englobar os funcionários da Resende, que são cerca de 200, e contratar 30 novos motoristas.
Outra das mudanças passa pela imagem e marca dos autocarros - que irão chamar-se 'Maré', dada a ligação de Matosinhos ao mar - a aquisição de dez novas viaturas e a introdução de novas linhas, adiantou.
Luísa Salgueiro explicou que os autocarros que já não estão em condições de circulação vão sendo "progressivamente" substituídos e os que ainda as têm vão ser reabilitados.
Quanto aos novos circuitos, a autarca afirmou que está a ser "desenhada" uma nova linha que colmate a inexistência de transporte público na Via Norte.
"Conseguimos uma solução que garante que a nova operadora engloba os funcionários da atual, não promovendo despedimentos, e proporcione às populações um serviço com maior qualidade, novas viaturas, horários rigorosos, informação em tempo real e profissionais qualificados", disse.
A necessidade de reforçar a qualidade dos transportes públicos era "urgente" porque a atual operadora, com sucessivos episódios de acidentes, não oferecia segurança aos passageiros.
O novo operador assumirá as 22 linhas, atualmente entregues à Resende, os cerca de 60 autocarros desta empresa e funcionará nas suas instalações, revelou o vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
Além disso, o serviço continuará a estar integrado na rede Andante, acrescentou.
Outra das novidades passa pela criação de uma aplicação na qual os utilizadores poderão consultar os tempos de espera e os horários.