Em directo... e acordada

Publicado a
Atualizado a

Para mim era apenas uma noite de insónia, mas admito que para alguns largos milhares de portugueses o assunto fosse importante.

E a RTPN foi a única das três televisões informativas que soube perceber isso. Falo das eleições no Sporting. Já passava das duas da manhã quando Rogério Alves divulgou os resultados oficiais que consagraram José Eduardo Bettencourt como novo rei de Alvalade. SIC Notícias (que ao longo do dia até fez boa cobertura do momento eleitoral) e TVI24 passavam os habituais enlatados da madrugada, enquanto a RTPN esticou o Jornal da Meia-Noite até quase às 02.40.

Podemos questionar se a audiência ganha compensou; claro que podemos alegar que à meia-noite já se sabia que Bettencourt tinha ganho, sobretudo assim que o seu adversário reconheceu a derrota; podemos perceber que os resultados chegaram com duas horas de atraso. O que é certo é que, na hora H, a RTPN era a única em directo. Porque não desistiu, porque percebeu a importância do momento, porque uma televisão que promete informação em directo e em tempo real não pode ir para a cama mais cedo. Numa altura em que assinala o quinto aniversário, e mesmo que as audiências ainda não o mostrem claramente, a RTPN, é justo reconhecê-lo, melhorou muito. Tem notícias, tem boa análise política, e já pode ser entendida como alternativa em alguns momentos. E isso é bom. Até para a liderança da SIC Notícias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt