Em 1995, a Amazon era assim
Se já faz compras pela internet há muitos anos é capaz de se lembrar de como era a Amazon em 1995. É hoje um dos maiores portais de compras online no mundo, que emprega mais de 230 mil pessoas, mas há mais de 20 anos, quando "abriu as portas", não parecia um negócio milionário.
Uma imagem da página inicial da Amazon em 1995, tirada um mês depois de o site ter sido criado e recuperada pelo Quartz, permite ver as diferenças em relação à página atual e perceber como, desde então, a empresa mudou e cresceu. Mais do que isso, como a internet mudou.
Na imagem, o design da página é completamente diferente do atual, mais básico e simples, e até o logótipo da empresa aparece com outras cores e formatos. O logótipo que a Amazon agora usa foi criado em 2000 e, discretamente, mostra que a loja vende de tudo, com uma seta que aponta de A a Z.
O site, que começou por vender apenas livros, tem agora disponíveis vários produtos e serviços, desde telemóveis a peças de carros. A empresa é conhecida pelos algoritmos que apresentam produtos que o comprador provavelmente gosta, baseando-se no seu histórico de compras e pesquisas.
O fundador, Jeff Bezos, queria investir na internet e para isso despediu-se do emprego. Pouco fazia adivinhar que seria o CEO de um negócio avaliado em 250 mil milhões de dólares, cerca de 225 mil milhões de euros.
Jeff Bezos vendeu o primeiro livro a partir da garagem de um apartamento arrendado em Seattle. O livro foi comprado por 27,95 dólares, cerca de 25 euros, por John Wainwright. Para honrar o seu primeiro cliente, segundo a Quartz, Jeff deu o nome de Wainwright a um dos edifícios que viria a ter depois.