El País destaca prémio Pritzker de Souto de Moura

A atribuição do prémio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitectura, ao português Eduardo Souto de Moura, pela sua obra que reúne "poder e modéstia", está em destaque na capa do jornal El País.
Publicado a
Atualizado a

"Eduardo Souto de moura, discípulo de Álvaro Siza [Vieira], é o segundo arquitecto dessa nacionalidade (após o próprio Siza, em 1992) a receber o galardão. O seu anúncio estava previsto para 11 de Abril", escreve o diário espanhol, destacando o facto de se ter sabido o nome do premiado antes do previsto pela Fundação Hyatt devido a uma fuga de informação que foi revelada pelo site de arquitectura www.scalae.net.

O El País diz ainda que, dos projectos realizados em diversos países, o júri destacou o novo Estádio Municipal de Braga, erguido numa antiga pedreira ("um trabalho musculado, monumental e de acordo com a poderosa paisagem"), a Casa das Artes/Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, no Porto, e o Burgo Empreendimento, no Porto.

"Ao longo de três décadas, Eduardo Souto de Moura produziu um compêndio de obras que pertencem ao nosso tempo mas que também têm uma forte conexão com as tradições arquitectónicas. Os seus edifícios têm a habilidade única de combinar características aparentemente contraditórias, como o poder e a modéstia, o atrevimento e a sublimidade, o peso da autoridade pública e uma sensação de intimidade", escreveu o juri do prémio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt