Editoras prontas a aplicar Acordo Ortográfico

Alterações entram em vigor  no próximo ano lectivo. Mudança será faseada <br />
Publicado a
Atualizado a

Em Setembro de 2011, quando as aulas arrancarem, muitos alunos já terão manuais escolares escritos com o novo acordo ortográfico. A aplicação da nova grafia no ano lectivo 2011/2012 foi anunciada ontem em Conselho de Ministros, mas será faseada até 2014. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) garante que as editoras estão prontas para responder ao desafio.

"Esta resolução determina a aplicação do Acordo Ortográfico da língua Portuguesa no sistema educativo a partir do ano lectivo de 2011/2012, inclusive", podia ler--se no Portal do Governo. A medida, aprovada ontem em Conselho de Ministros, já tinha sido acordada entre as editoras e a Comissão do Livro Escolar da APEL e será aplicada de forma faseada até ao ano lectivo de 2013/2014.

"Com esse calendário, procurou-se diminuir o impacto que a aplicação do Acordo Ortográfi- co terá nas famílias, nas livrarias e nas editoras, permitindo, ao mesmo tempo, racionalizar os stocks existentes de manuais escolares. Pela razão acima exposta, verificar-se--á a existência e a utilização de manuais escolares com a grafia actual e a grafia do Acordo Ortográfico durante o referido período de transição", esclarece a APEL, num comunicado, onde garante ainda que "as editoras de manuais escolares estão prontas a corresponder plenamente às exigências".

Paulo Feytor Pinto, presidente da Associação dos Professores de Português (APP), lembra que "estamos já numa fase de transição" e que a convivência com as duas grafias - a actual e a nova - levará muito tempo.

Sobre o impacto que essa situação poderá ter na avaliação dos alunos, o responsável referiu que a APP sugeriu que "durante o período de transição as duas grafias sejam aceites na avaliação dos alunos". Ou seja, escrever facto ou fato será aceite, sem ser considerado um erro. Medida que foi aplicada pelo Ministério da Educação nos exames nacionais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt