EarthNow quer ser um "Google Earth" com vídeo em tempo real
Quem tem por hábito utilizar um serviço como o Google Earth consegue ver quase tudo o que se passa no planeta Terra - pelo menos à altura em que foram capturadas as imagens - e pode visitar qualquer lugar, mediante um já praticamente simples acesso à Internet. Agora, o projeto EarthNow pretende prestar um serviço semelhante, mas com uma pequena (que é grande diferença): quer fazê-lo em tempo real e com imagens, diz o projeto, que terão no máximo um segundo de delay.
No mesmo comunicado em que a EarthNow anuncia sair da Intellectual Ventures para se transformar num negócio próprio, embora ainda não se saiba bem qual o modelo que vão seguir, como refere o Mic, é também revelado que a ideia de mostrar todo o planeta em tempo real atraiu grandes investidores. Bill Gates, fundador da Microsoft, a empresa Airbus, o grupo SoftBank e Greg Wyler, conhecido investidor na área tecnológica, estão dentro desta aventura.
O projeto é, de acordo com Russel Hannigan, fundador e CEO da EarthNow, "ambicioso e sem precedentes", acrescentando ainda que a empresa acredita que poder "ver e compreender a Terra ao vivo e sem filtros vai ajudar todos a apreciar e a cuidar melhor da nossa única casa".
Usando uma "constelação de satélites" feitos pela Airbus, a EarthNow vai inicialmente fornecer informações a empresas e governos. Esses mesmos satélites serão produzidos em massa nas "avançadas linhas de produção" da Airbus, em Toulouse, França, e na Florida, EUA. "A Airbus tem uma herança única no design, produção e operação de sistemas de satélites para observação da Terra e será um parceiro valioso neste programa", afirmou, responsável pelo departamento de sistemas espaciais da Airbus.
O Mic refere ainda que de acordo com um porta-voz da EarthNow, a proteção da privacidade individual é "obrigatória".