E. O. Wilson, o biólogo que redescobriu o Parque Nacional da Gorongosa

VÍDEO. Cientista foi considerado pela National Geographic Society o "maior naturalista do nosso tempo". Em 2011 visitou o parque e ficou apaixonado pela diversidade que viu.
Publicado a
Atualizado a

Enquanto catalogava a biodiversidade local, o cientista Edward O. Wilson apaixonou-se pelo Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. Estávamos em 2011. Das suas expedições resultou, no ano passado, o livro A Window on Eternity, cuja versão portuguesa (Uma janela para a eternidade) será lançada amanhã, no 9. º aniversário do Grupo dos Amigos da Gorongosa, que será assinalado no restaurante da Fundação Cupertino de Miranda, no Porto. Mia Couto (o premiado escritor moçambicano que também é biólogo) escreveu o prefácio da obra, que inclui um documentário de Jessica Yu sobre o jovem guia da Gorongosa, Tonga Torcida, assistente de E.O. Wilson durante a sua expedição.

[youtube:BRxpp_mWI84]

O trailer do filme "The Guide: A biologist in Gorongosa", realizado por Jessica Yu.

Considerado pela National Geographic Society "o maior naturalista do nosso tempo", o octogenário documentou a história do parque moçambicano, localizado no extremo sul do grande vale do Rift, e publicou-a em livro, com fotografias de Piotr Naskrecki. E. O. Wilson descreve as maravilhas daquele que considera ser o parque mais rico do mundo, do ponto de vista ecológico, e fala da recuperação do seu ecossistema após vários anos de uma guerra civil que dizimou muitos dos animais selvagens que ali habitavam.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt