E já são oito medalhas. Beatriz Martins e Ana Rente ganharam o bronze nos trampolins sincronizados
Portugal regressou hoje às medalhas nos I Jogos Europeus, com o bronze das ginastas Beatriz Martins e Ana Rente nos trampolins sincronizados a garantir o oitavo pódio às cores lusas em Baku, Azerbaijão.
Depois de dois dias de jejum, uma eventual 'ressaca' de pódios da Missão lusa foi debelada com o desempenho das atletas do Lisboa Ginásio Clube, que chegaram ao bronze com 44.500, menos duas décimas do que nas qualificações.
Ainda assim, a medalha teve assumido "sabor agridoce", já que a prata, conquistada pelas francesas Marine Jurbert e Joelle Vallez, ficou a apenas uma décima, enquanto o ouro das russas Anna Kornetskaya e Yana Pavlova foi confirmado com uns inacessíveis 46.400.
Também nos trampolins, Diogo Ganchinho cometeu um erro ao terceiro salto que o projetou para o lado, acabando muito prematuramente com as suas declaradas ambições ao pódio, ficando em sexto e último da final.
Na sexta-feira, nos trampolins sincronizados, um erro do parceiro Ricardo Santos comprometeu, na altura, a ida à final da dupla.
Inês Germano e João Martins competiram no equilíbrio da ginástica acrobática, mantendo o quinto posto com que partiram para a jornada decisiva.
A dupla lusa chegou à final com 26.830 e melhorou ligeiramente o registo, para 26.920, ainda assim bem distante dos quatro primeiros: Rússia (29.760), Bélgica (28.930), Inglaterra (28.260) e Ucrânia (27.790).
A prova de estrada de ciclismo revelou-se muito dura para os portugueses e apenas Filipe Cardoso (17.º) e Edgar Pinto (38.º) terminaram, um no primeiro grupo perseguidor e outro no seguinte.
Filipe Cardoso queixou-se de cãibras a cerca de 10 quilómetros da meta e terminou a 1.01 minutos do espanhol Luís León Sanchez, enquanto Edgar Pinto viu cortada a sua ligação ao primeiro grupo perseguidor a três voltas do fim e já não conseguiu recolar, acabando a 6.18 do vencedor.
O bronze de Raquel Martins e Ana Rente foi o oitavo pódio de Portugal nos Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo).
A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.