E ao primeiro século de dérbi em Milão chega José Mourinho
Itália. Milan-Inter é amanhã (19.30, Sport TV1)
Luís Figo lesionou-se e falha o jogo que Quaresma considera "o melhor do Mundo" o Inter segue em grande (quatro triunfos consecutivos), o Milan está fora da Liga dos Campeões (circula na Taça UEFA), demorou a arrancar, mas vai-se reerguendo. Mas eis que chega o dérbi de Milão (amanhã, 19.30, Sport TV1), que completa cem anos agora (concretamente a 18 Outubro), e as circunstâncias se fundem num único objectivo: ganhar e, se possível, humilhar o arqui-rival. A tendência é para ganharem os rossoneri, que até jogam em "casa" (partilham o mesmo estádio), mas do outro lado reina José Mourinho, o treinador que leva 100 jogos sem perder como anfitrião em partidas de campeonato. Será que perdendo este jogo o recorde pode ficar ferido?
Não parece, até a ver pelo que o dérbi de Milão provoca em Massimo Moratti, o seu patrão. "O dérbi? Sentia-o mais quando era criança. Talvez seja por não ser de Milão, mas de Monza...", atirou o presidente do Inter, que diz que este jogo com o rival não lhe altera mais as emoções do que os jogos com a "Juventus ou a final da Champions".
Mas lá que dá a ideia de que Mourinho joga muito neste jogo, dá. "Até parece que vamos jogar contra o Mourinho e não contra o Inter", atira Gennaro Gattuso, médio do Milan. Acrescenta o eterno capitão Paolo Maldini: "O José Mourinho é uma figura que me é simpática, mas que eu saiba para dentro do campo só vão os jogadores. Eu penso é no Ibra[himovic, avançado do Inter]".
Esta publicidade toda, como se sabe, não é propriamente hostil ao treinador português, muito hábil a gerir a pressão mediática em proveito próprio. E depois há toda uma história que deve motivar extraordinariamente Mourinho: em 100 anos de dérbi de Milão, o Milan é o dominador. Ganhou logo o primeiro (18 Outubro de 1908, 2-1, particular - um ano depois, foi a estreia oficial: 5-3 para os rossoneri, ou diabos) e acumulou 104 triunfos contra 91 do Inter. Um desafio à medida de Mourinho.
Chelsea contactou Ancelotti
Do outro lado estará Carlo Ancelotti, treinador do Milan. O italiano, ontem, fez uma revelação curiosa: "É verdade que me encontrei com Roman Abramovich. Ele queria perceber a minha filosofia. No entanto, esclareci desde o primeiro momento que tinha contrato com o AC Milan e que queria continuar no clube", atirou o treinador. Até aqui se cruzou, de alguma forma, com Mourinho.|