E a Play Station 3 chega a Portugal à meia-noite

Publicado a
Atualizado a

A 36 horas do lançamento europeu da PlayStation 3, concentrava-se ontem na Oxford Street, em Londres, uma multidão de compradores nervosos para serem os primeiros a adquirir a nova consola da Sony. O primeiro lugar da fila coube a Ritatsu Thomas, de 17 anos, que confessou "como era importante ser o primeiro a comprar uma PS3 na Grã-Bretanha".

Em Portugal, a PS3 será colocada à venda hoje à meia-noite em várias lojas, mas até ontem não se verificaram cenas de histeria como as londrinas. A PS3, que agora chega ao mercado europeu, foi lançada no Japão a 11 de Novembro do ano passado, onde em menos de 24 horas foram vendidas cem mil consolas, todo o stock que a Sony disponibilizou para o dia de lançamento. Isto apesar dos 70 minutos de espera apenas para pagar e das horas que muitos passaram em intermináveis filas, para se certificarem que naquele dia teriam uma PS3 em casa.

Dias depois, a 17 de Novembro, a PS3 chegava aos EUA . Se o caos tinha passado pelo Japão dias antes, fez também questão de aparecer em terras americanas. As filas e as horas de espera levaram a vários casos de violência, como sucedeu em Putnam, Connecticut, onde um cliente foi baleado enquanto esperava a vez. Na Califórnia, dois funcionários da loja Gamespot encenaram um assalto para poderem encobrir o roubo de várias consolas que os próprios protagonizaram. As 400 mil consolas colocadas à venda foram insuficientes para impedir a histeria, os ansiosos acampados frente às lojas e episódios de descontrolo. Isto apesar da concorrência feroz por parte da Xbox 360, da Microsoft.

Os preparativos

Depois de ter sido atrasada a sua comercialização na Europa, a PS3 está à disposição dos portugueses às 00.00 de hoje, em várias lojas. José Casquilho, administrador da Comunidade Gran Turismo, um dos jogos com maior sucesso em Portugal, está curioso sobre a compatibilidade da nova PlayStation com jogos antigos. "Mas amanhã quero ver quem é que, tendo a possibilidade, não vai comprar a nova consola de imediato." José joga, em média, uma hora por dia. Tem a "sorte", diz-nos, de trabalhar em casa: "Sou tradutor técnico e nos intervalos vou jogando aos poucos". Com a PS3, pouco mudará. "Enquanto máquina de jogos, o princípio será o mesmo. A PlayStation 3 será sobretudo uma megacentral de entretenimento para toda a família." Enquanto trabalha ou joga, José Casquilho está atento à filha de nove anos, que se inicia no mundo dos videojogos com uma PSP, a versão portátil da PlayStation. "Quando a PSP foi lançada, muitos afirmavam que se tratava de um luxo, um Gameboy para gente rica. Hoje estão espalhadas por toda a parte." Está convicto de que o preço (aproximadamente 600 euros) não será problema e tudo não passa de "uma questão de tempo".

Em Portugal, a antecipação do lançamento da PS3 é feita, sobretudo, na Internet. Os fóruns de tecnologia e informática estão recheados de tópicos: especificações técnicas, demonstrações de jogos, lista de lançamentos, dúvidas sobre compatibilidade e sobre os preços preenchem páginas. José Casquilho diz-nos que, na grande maioria, os utilizadores de PlayStation "têm entre 20 e mais de 50 anos. E quanto mais velhos, maior a relação que estabelecem com os jogos." Pais de família, com compromissos profissionais, que, por norma, "estão muito longe de ficarem viciados". Ainda que aconteçam algumas histórias de "desavenças familiares com o excesso de jogo". Se a PlayStation 2 já ameaçava, a PS3 "será coisa de gente crescida", garante.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt