O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) lidera o Mundial de ralis, mas o duelo entre os franceses Sébastien Loeb (Ford Puma) e Sébastien Ogier (Toyota Yaris) vai concentrar as atenções da 55.ª edição do Rali de Portugal..A prova lusa, quarta etapa do campeonato do mundo, vai ser disputada entre quinta-feira e domingo, por um recorde de 100 inscritos, entre os quais se destacam os franceses Loeb, vencedor de nove títulos mundiais, entre 2004 e 2012, e Ogier, oito vezes campeão, entre 2013 e 2018, em 2020 e 2021, que este ano participam apenas em algumas provas do Mundial..O veterano Loeb bateu Ogier, por 10,5 segundos, no primeiro reencontro entre ambos, em Monte Carlo, no arranque do campeonato, após um duelo épico..Sem a pressão de ter de fazer contas para o campeonato, fica aberta a porta para um duelo mais intenso e menos calculista, estando em cima da mesa a possibilidade de Ogier bater o recorde de vitórias na prova portuguesa..Neste momento, o piloto da Toyota conta cinco triunfos (2010, 2011, 2013, 2014 e 2017), tantos quantos tem o finlandês Markku Alen (1975, 1977, 1978, 1981 e 1987), enquanto Loeb venceu apenas por duas vezes o Rali de Portugal (2007 e 2009), ambas no Algarve..Outro dos pontos de interesse desta quarta ronda do Mundial é o facto de marcar a estreia em pisos de terra da nova geração de carros Rally1, os topo de gama da competição, já com o sistema híbrido que confere potência extra aos motores atmosféricos a gasolina de 1,6 litros, que pode chegar aos 500 cavalos..Este novo componente implica, também, mais cuidados a ter pelos espetadores, que têm, agora, de observar cuidados adicionais ao aproximarem-se de um carro acidentado..Devido à possibilidade de descarga elétrica, só se podem aproximar de um veículo híbrido acidentado se as três luzes de sinalização colocadas no tejadilho estiverem verdes. Caso esteja acionada a luz vermelha, há o perigo de descarga elétrica..Com Loeb e Ogier em 'part time', depois de terem dominado o Mundial entre 2004 e 2021 -- só o estónio Ott Tänak se intrometeu nesta hegemonia, conquistando o título de 2019 -, esta época está aberta a porta ao surgimento de novos valores, como é o caso do finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), filho do antigo piloto Harri Rovanperä, que se tornou no mais novo de sempre a vencer uma prova do Mundial, na Estónia, no ano passado, aos 20 anos..Agora, com 21 anos, Kalle Rovanperä tenta tornar-se no mais novo campeão do mundo de sempre, e bater o malogrado escocês Colin McRae, que em 1995 conquistou o título, com 27 anos e 109 dias..Rovanperä, que começou a competir aos 14 anos, chega a Portugal já com quatro vitórias (em 2021 ainda venceu o Rali da Grécia), duas delas já este ano (na Suécia e na Croácia), que lhe valem a liderança isolada do campeonato, com 72 pontos, mais nove do que o belga Thierry Neuville (Hyundai i20)..O piloto da Hyundai já venceu o Rali de Portugal em 2018, assim como o seu colega de equipa, Ott Tänak, que ganhou no ano seguinte, em que se sagraria campeão..O vencedor de 2021, o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) tem mostrado bom andamento ao longo do ano, mas uma grande inconsistência, com desistências em Monte Carlo e na Suécia, que o deixam apenas no nono lugar do Mundial, depois de dois vice-campeonatos (2020 e 2021)..Com o atrativo de assinalar o 50.º aniversário do WRC, o Rali de Portugal terá, ainda, alguns dos carros que fizeram a história do campeonato a desfilar pelas especiais..A prova começa na quinta-feira, com a disputa da superespecial de Coimbra, terminando no domingo, com a 'power stage' em Fafe, no famoso salto da Pedra Sentada..Armindo Araújo (Skoda Fabia) parte para o Rali de Portugal de 2022 com a ambição de reforçar a liderança do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e de ser o melhor piloto luso no final da prova..Araújo, que já foi por nove vezes o melhor português (incluindo as vitórias à geral em 2003, 2004 e 2006, anos em que a prova não integrou o calendário do Mundial), lidera, após três etapas, o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), com 72 pontos, mais nove do que Miguel Correia (Skoda Fabia), que é segundo, e mais 18 do que Bruno Magalhães (Hyundai i20), terceiro..A versão CPR do Rali de Portugal encerra na sexta-feira, após nove especiais desenhadas na zona centro do país, com um total de 124,49 quilómetros cronometrados, incluindo as superespeciais em Coimbra e em Lousada.."O objetivo é vencer na sexta-feira para o CPR, fazer o máximo de pontuação e, se possível, terminar depois o Rali de Portugal como o melhor português", diz Armindo Araújo que é, aos 44 anos, o mais experiente piloto do pelotão nacional, contando já com dois títulos mundiais de Produção (2006 e 2007)..Em declarações à agência Lusa, o piloto natural de Santo Tirso reconheceu que "o dia de sexta-feira vai ser duro", pois "é muito longo" e os pilotos não vão "ter assistência".."Teremos de ser inteligentes a gerir a mecânica do carro", advertiu o líder do campeonato nacional, que venceu esta prova em 2021 e terminou como o melhor representante nacional..Além dos três primeiros do CPR, pilotos como o campeão nacional Ricardo Teodósio (Skoda Fabia) ou José Pedro Fontes (Citroën C3) devem ser tidos em conta na luta pela vitória 'nacional', apesar de, nos últimos anos, a batalha mais intensa ter sido travada entre Araújo e Magalhães..O Rali de Portugal é a quarta das oito provas do calendário do CPR. Armindo Araújo venceu as duas primeiras provas, o Serras de Fafe, Felgueiras, Cabreira e Boticas e o Azores Rallye, enquanto Miguel Correia triunfou no Rali Terras D'Aboboreira, em Amarante..A 55.ª edição do Rali de Portugal vai ter 338,34 quilómetros cronometrados, divididos por 21 especiais, no centro e norte de Portugal, disputada por uma centena de pilotos, um recorde de inscritos, entre quinta-feira e domingo..A inclusão de uma superespecial em Coimbra, logo na noite de quinta-feira, é uma das novidades desta edição, quarta ronda do campeonato do mundo (WRC)..Sendo a primeira prova em piso de terra para a nova geração de carros de rali, híbridos, depois do asfalto de Monte Carlo e da Croácia e da neve da Suécia, o tradicional 'shakedown' desenhado em Baltar, no concelho de Paredes, e marcado para quinta-feira, entre as 09:01 e as 14:00, vai servir para as últimas afinações das máquinas..Os primeiros dos 338,34 quilómetros cronometrados vão ser disputados em Coimbra, com a primeira das três superespeciais, também na quinta-feira, a partir das 19:03..Após o arranque, segue-se o primeiro dia completo de prova, na sexta-feira, com os três emblemáticos troços no centro do país de Lousã, Góis, Arganil, todas percorridas duas vezes, e Mortágua, antes da superespecial de Lousada..No sábado, o Rali de Portugal ruma ao norte, com as duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, esta última com partida de Mondim de Basto, terminando a jornada com a superespecial do Porto, a segunda da prova em percurso urbano..O último dia do rali luso contempla as especiais de Felgueiras (por duas vezes), Montim e Fafe (também por duas vezes), tendo a segunda passagem pelo troço fafense o estatuto de 'power stage', premiando os cinco primeiros com pontos adicionais para o campeonato..O britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) venceu a edição de 2021 do Rali de Portugal, que tem como recordistas de triunfos o finlandês Markku Alén (1975, 1977, 1978, 1981 e 1987) e o francês Sébastien Ogier (2010, 2011, 2013, 2014 e 2017)..Além de integrar a edição comemorativa dos 50 anos do WRC, o Rali, que volta a ter na Exponor, em Matosinhos, o parque de assistência, integra o calendário do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), numa competição para os pilotos lusos encurtada até ao final de sexta-feira..O finlandês Källe Rovanperä (Toyota Yaris), que esta época já venceu na Suécia e na Croácia, as provas que antecederam o Rali de Portugal, lidera a tabela de pilotos, com 76 pontos, mais 29 do que o segundo classificado, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20)..Historial de vencedores do Rali de Portugal, quarta prova do campeonato do mundo, que vai ser disputado entre quinta-feira e domingo:.2021: Elfyn Evans/Scott Marin, GB (Toyota Yaris).2019: Ott Tanak/Martin Järveoja, Est (Toyota Yaris).2018: Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul, Bel (Hyundai i20).2017: Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, Fra (Ford).2016: Kris Meeke/Paul Nagle, GB/Irl (Citroen).2015: Jari-Matti Latvala/Miika Anttila, Fin (Volkswagen).2014: Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, Fra (Volkswagen).2013: Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, Fra (Volkswagen).2012: Mads Ostberg/Jonas Andersson, Nor/Sue (Ford).2011: Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, Fra (Citroen).2010: Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, Fra (Citroen).2009: Sébastien Loeb/Daniel Elena, Fra/Mon (Citroen).2008: Luca Rosseti/Matteo Chiarcossi, Ita (Peugeot).2007: Sébastien Loeb/Daniel Elena, Fra/Mon (Citroen).2006: Armindo Araújo/Miguel Ramalho, Por (Citroen).2005: Daniel Carlsson/Mattias Andersson, Sue (Subaru).2004: Armindo Araújo/Miguel Ramalho, Por (Citroen).2003: Armindo Araújo/Miguel Ramalho, Por (Citroen).2002: Dider Auriol/Thierry Barjou, Fra (Toyota).2001: Tommy Makinen/Risto Mannisenmaki, Fin (Mitsubishi).2000: Richard Burns/Robert Reid, Ing (Subaru).1999: Colin McRae/Nicky Grist, Esc/Gal (Ford).1998: Colin McRae/Nicky Grist, Esc/Gal (Subaru).1997: Tommi Makinen/Seppo Harjanne, Fin (Mitsubishi).1996: Rui Madeira/Nuno Rodrigues Silva, Por (Toyota).1995: Carlos Sainz/Luis Moya, Esp (Subaru).1994: Juha Kankkunen/Nicky Grist, Fin/Gal (Toyota).1993: François Delecour/Daniel Grataloup, Fra (Ford).1992: Juha Kankkunen/Juha Piironen, Fin (Lancia).1991: Carlos Sainz/Luis Moya, Esp (Toyota).1990: Massimo Biasion/Tiziano Severo, Ita (Lancia).1989: Massimo Biasion/Tiziano Severo, Ita (Lancia).1988: Massimo Biasion/C. Cassina, Ita (Lancia).1987: Markku Alen/Ilka Kivimaki, Fin (Lancia).1986: Joaquim Moutinho/Edgar Fortes, Por (Renault).1985: Timo Salonen/Seppo Harjanne, Fin (Peugeot).1984: Hannu Mikkola/Arne Hertz, Fin/Sue (Audi).1983: Hannu Mikkola/Arne Hertz, Fin/Sue (Audi).1982: Michele Mouton/Fabrizia Pons, Fra/Ita (Audi).1981: Markku Alen/Ilka Kivimaki, Fin (Fiat).1980: Walter Rohrl/Christian Geistdorfer, Ale (Fiat).1979: Hannu Mikkola/Arne Hertz, Fin/Sue (Ford).1978: Markku Alen/Ilka Kivimaki, Fin (Fiat).1977: Markku Alen/Ilka Kivimaki, Fin (Fiat).1976: Sandro Munari/Silvio Maiga, Ita (Lancia).1975: Markku Alen/Ilka Kivimaki, Fin (Lancia).1974: Rafaelle Pinto/Arnaldo Bernacchini, Ita (Fiat).1973: Jean Luc Therier/Jacques Jaupert, Fra (Renault).1972: Achim Warmbold/John Davenport, Ale/Ing (BMW).1971: Jean-Pierre Nicolas/Jean Todt, Fra (Renault).1970: Simo Lampinen/John Davenport, Sue/Ing (Lancia).1969: Francisco Romãozinho/João Canas Mendes 'Jocames', Por (Citroen).1968: Tony Fall/Ron Crellin, Ing (Lancia).1967: Carpinteiro Albino/Silva Ferreira, Por (Renault)