Duas princesas podem descender da Gioconda
Um genealogista italiano afirma ter encontrado os descendentes de Mona Lisa, que serviu de modelo para a célebre Gioconda de Leonardo da Vinci.
"As princesas Natalia e Irina Strozzi", duas italianas com 29 e 24 anos respectivamente, são as descendentes "mais directas" de Mona Lisa, mulher de Francesco Bartolomeo Del Giocondo, que encomendou o seu retrato a Leonardo da Vinci em 1503, afirma Domenico Savini, autor de um trabalho sobre a árvore genealógica da Gioconda. Natalia é actriz e Irina é formada em economia.
"A descendência directa (pelo lado masculino) dos Del Giocondo, extinguiu-se no final do século XVII", assegura Savini, que trabalhou nos arquivos da família, conservados em Florença. A descendência perpetuou-se pelo lado feminino, passando da família Del Giocondo para as famílias Del Garbo, Mozzi e finalmente Bombicci-Pontelli.
A avó paterna das princesas Strozzi, Maria Luisa Guicciardini, nascida Bombicci-Pontelli, é o traço de união entre os Strozzi e os Del Giocondo, de acordo com este especialista.
A transmissão dos arquivos da família Del Giocondo para a família Strozzi é "uma prova" da ligação entre as duas famílias, assim como a presença, no inventário do património da família Mozzi, de "um retrato de Mona Lisa", acrescenta Savini.
No entanto, o facto de a descendência ser assegurada pelo ramo feminino, o que a torna mais difícil de identificar visto que o nome não é transmitido, significa que podem existir mais descendentes da Gioconda, que seriam "menos directos", conclui o especialista.