Dr. Oz lança "falso rumor" sobre cancro na tiróide

Em 2010, num dos programas mais visto da televisão norte-americana o Doutor Oz disse, numa entrevista com Oprah Winfrey, que as mamografias provocavam o cancro na tiróide, o que gerou uma onda de contestação - que ainda hoje permanece graças às redes sociais - por parte de especialistas que temeram que o "alarme" pudesse desencorajar as mulheres a realizar os exames de rotina para o cancro de mama. Até porque, segundo os mesmos especialistas, a informação avançada pelo Doutor Oz é "um falso rumor".
Publicado a
Atualizado a

Afinal a radiação absorvida pela glândula da tiróide - durante a realização de uma mamografia - não ultrapassa 0,2 milliSieverts.

Conclusões como esta, tornam cada vez mais perigosas as informações avançadas nos programas de televisão com grande audiência, como por exemplo "Dr. Oz" nos Estados Unidos.

E aquilo que poderia ser apenas um aviso pode transformar-se numa notícia potencialmente perigosa. Foi o que aconteceu com a afirmação do Doutor Oz em conversa com Oprah Winfrey onde disse que as mamografias poderiam provocar o cancro na tiróide. Podendo assim aumentar o medo à mamografia e consequentemente o risco de cancro de mama uma vez que convida a comportamentos, este sim, perigosos, em termos de saúde pública.

Depois do programa televisivo muitos especialistas, revistas da especialidade e jornais tentaram anular a notícia dando explicações e citando estudos. Embora reconheçam que na era da redes sociais é muito fácil espalhar um "falso rumor", de tal forma que o caso já é designado como "viral". Resta agora apelar ao bom senso das mulheres.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt